A COBIÇA

        

       

       É a palavra-chave que explica muitos acontecimentos históricos.

       Comecemos pela Rus de Kiev no século lX. Expandiu-se para o Norte, concentrando-se em Moscou.

       O Principado de Moscou expandiu-se em várias direções, chegou aos Montes Urais, atravessou-os, conquistou a Sibéria inteira, alcançou o litoral do Oceano Pacífico.

       Não satisfeito o Principado de Moscou atravessou o Oceano e conquistou o Alasca, no continente americano.  A partir dessas conquistas formou-se  o  grande Império Russo Czarista.

       Saltando para o século XlX temos a Alemanha, um conglomerado de vários Estados independentes.

       Graças à energica ação de Bismarck, apoiado  por seu Imperador Guilherme l, a Alemanha unificou-se e prosperou. Bismarck e Guilherme l não tinham ambições imperialistas ou colonialistas.  Tudo mudou com a chegada de Guilherme ll ao poder. Este sim, queria seguir o exemplo de França, Inglaterra, Bélgica, Russia etc.  Queria expandir-se e conquistar colônias , tal como seus vizinhos. 

       Bismarck não concordava com essa política imperialista, entrou em conflito com o Imperador e, por fim, foi demitido.

       Seguiu-se então a corrida armamentista que antecedeu a l Guerra Mundial. A Alemanha saiu derrotada, arrasada e humilhada pelo Tratado de Versalhes.

       Como consequência surge o Partido Nacional Socialista e Hitler parte para a vingança. A Alemanha Nazista alia-se à Rússia Comunista e juntas, invadem a Polônia e iniciam a ll Guerra Mundial.

       A Alemanha sai da ll Guerra Mundial derrotada e arrasada, pela segunda ves consecutiva.

       Na Rússia o Império Czarista é derrotado em 1917 e cede lugar ao Império Russo Soviético, animado dos mesmos ideais expansionistas. Em 1922 a URSS abrangia quatro repúblicas socialistas. Paulatinamente a Rússia foi agregando novas repúblicas, até formar o Império Soviético , com 15 Repúblicas unidas sob a égide de Moscou.

       Não satisfeita a URSS, sob  o comando de Stalin, tenta anexar  também a Finlândia inteira. Consegue-o parcialmente, agregando 15% do território finlandês.

       Na ocasião o Império Soviético alia-se ao Império Nazista do lll Reich e juntos, conquistam a Polônia, dando início à ll Guerra Mundial.

       Os dois Impérios  aliados, o Russo Soviético e a Alemanha Nazista tinham os mesmos ideais expansionistas. A Rússia Soviética não se contentava com apenas 14 republicas . Queria muito mais, a começar pelos países da Europa Oriental.

       A Alemanha já havia conquistado a Tchecoslováquia, metade da Polônia e partia para a Europa Ocidental. Tentou, em vão, conquistar a Inglaterra. Partiu então para o lado oriental e traiçoeiramente, invadiu sua aliada, a URSS.

       A insânia de Hitler em  tentar conquistar a URSS, foi providencial, pois com  isso rompeu-se a  aliança de duas terríveis potências, a URSS comunista e a Alemanha nazi-fascista. Foi o grande momento de conversão de Stalin, de inimigo para aliado das potências ocidentais, 

       Após a vitória aliada seguiu-se a Guerra Fria, a qual permaneceu sempre fria, não registrando em momento algum conflitos armados em campo de batalha. O conflito era só ideológico e a corrida armamentista, acompanhada de corrida espacial. De um lado o Império Soviético pretendendo realizar a Revolução Mundial nos moldes marxistas, de outro lado o Império industrial militar liderado pelos EUA, que conta hoje com 750 bases militares instaladas em 80 países.

       Militarmente os Estados Unidos saem derrotados do Vietnam e as Repúblicas Socialistas saem derrotadas do Afeganisão. Nos dois casos a guerrilha revela sua eficácia.

       Em 1991 a URSS colapsa definitivamente. Dez anos depois surge a trágica figura de Putin tentando, desesperadamente , reconstituir o antigo Império Russo, Soviético e Czarista.  Invade a Ucrânia e já inicia sua contagem regressiva. 

      Igualmente , do outro lado surge a grotesca figura de Trump, pregando a paz e deflagrando a guerra tarifária, apenas para acelerar o seu próprio declínio       

        A ambição desmedida de ambos cria um espaço para outros preencherem o vazio resultante


      

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

A PALESTINA

OS CONDUTORES