Agricultura Biodinâmica e os Preparados Biodinâmicos

Agricultura Biodinâmica e os Preparados Biodinâmicos

Deborah Beniacar Castro Herminio
Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica


Na Agricultura Biodinâmica, devemos favorecer a realização de “organismos agrícolas” individualizados inseridos em seu ambiente terrestre e cósmico, garantindo saúde, equilíbrio e longevidade para a terra, a agricultura e o Homem. Dentro destes objetivos, as seguintes práticas devem ser consideradas:
· Criação e/ou manutenção de um circuito fechado de substâncias e forças entre o solo, a vegetação e os animais.
· Criação animal dentro da qual os animais podem viver e evoluir conforme a sua natureza.
· Aplicação dos Preparados Chifre-esterco (500) e Chifre-sílica (501), sobre toda a superfície acessível do “organismo agrícola”. Introdução dos seis preparados 502 ao 507 em pilha de composto ou biofertilizante.
· Dar especial atenção a todas as interações e aos ritmos da natureza e cosmo.
· Renunciar a toda produtividade desproporcionada que romperia com o equilíbrio do organismo agrícola e que seria nocivo à saúde e à diversidade deste.
· Favorecer ao máximo a biodiversidade vegetal assim como a animal. Formar um solo vivo pela atenção conduzida ao húmus, e por um trabalho do solo adaptado.

É importante ressaltar que se a Agricultura Biodinâmica desabrochar em uma nova compreensão das relações entre a Terra e Cosmo, esta se apoiará sobre boas práticas agrícolas.
Isto diz respeito particularmente à:
· Uma boa gestão da matéria orgânica.
· Um trabalho do solo no bom momento com materiais adaptados.
· Longas rotações com emprego de sementes adaptadas.
· Uma gestão correta dos adubos verdes.

Na Agricultura Biodinâmica como, aliás, em muitas outras atividades, o elemento central é o homem, que é responsável pelo “organismo agrícola”.
É a essência de seu olhar, sua faculdade de perceber situações, sua capacidade de fazer um julgamento e agir, que resultam no sucesso de uma propriedade e na sua durabilidade.
Dois pontos são essenciais:
1- Há necessidade antes de tudo de um engajamento e uma implicação pessoal do responsável da propriedade com o trabalho.
2- É indispensável que o responsável adquira um sentido do vivo, um conhecimento da vida e das forças que agem sobre ela.

Não se deve esquecer que a busca primordial da Agricultura Biodinâmica é a produção de alimentos de qualidade para a nutrição humana respeitando os reinos da natureza e os seres que neles habitam.
A terra, os alimentos e o homem são então preocupações essenciais.

Com isto a Agricultura Biodinâmica comporta uma dimensão social que não pode ser ignorada. O problema não é a competição ou a concorrência, mas o desenvolvimento da fraternidade dentro dos domínios econômicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

O MITO