Solstício e Equinócio

    O termo  "equinócio" é fácil de compreender.  É o dia na primavera e no outono em que o dia e a noite  têm exatamente a mesma duração, 12 horas. A Equus significa "igual", "nox, noctis"  "noite". São exatamente os dias 20 de março e 22 de setembro, os equinócios de outono e de primavera, no hemisfério sul.
Menos simples é a compreensão do solstício. São precisamente os dias 21 de dezembro e 21 de junho, respectivamente o solstício de verão e o de inverno, o dia mais longo e dia mais curto do ano.
Mas porque este nome "solstício"?  Mais uma vez  a linguística nos esclarece.
   "Solstitium" em latim significa literalmente "o Sol parou", "Sol stitit". "Stitit" é a  terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo "sistere", da terceira conjugação, que significa  "parar". É aí que reside a dificuldade. "O Sol parou?".
O Sol nunca pára, move-se continuamente em rotação e pelo espaço afora. No solstício o Sol aparentemente  "pára" por um instante sem duração, É pura aparência  a partir de nossa perspectiva terrena. No solstício de verão o Sol "pára" e passa instantaneamente a descrever arcos menores no céu a cada dia. Os dias que se alongavam passam a encurtar-se  em direção ao equinócio de outono. O contrário acontece no dia 21 de junho.
   Esta palavra "solstício" é um exemplo de como  o léxico é insuficiente para descrever certos fenômenos que vão além. Precisamos complementar com a fantasia.
.

   O verbo latino "sistere" tem os seguintes tempos primitivos: sisto, steti ou stiti, sistere. De "sistere" derivam-se vários verbos em português: insistir, persistir, consistir, resistir, desistir, existir (exsistir). Têm a mesma origem que o verbo alemão "stehen", que significa "estar em pé, estar parado". Comparemos os respectivos verbos nas duas línguas
                      português                         alemão
                      estar                                 stehen
                      existir                                bestehen
                      consistir em                     bestehen in
                      consistir de                      bestehen aus
                      insistir em                        bestehen auf
                      resistir                              widerstehen
                      persistir                            weiter bestehen
   O mais curioso é o verbo "existir" ou "exsistir". "Ex" é a preposição e o prefixo que indicam "movimento para fora", em contraposição a "in", "movimento para dentro". "Existir" significa literalmente "elevar--se para  fora; elevar-se acima de; sair da terra; sair de". (Cf. Francisco Torrinha, Porto, 1945, 3ª edição). Algo passa a existir quando "exsistit", quando sai da inércia e põe-se em movimento.
   No próximo dia 21 de junho celebraremos o "solstício de inverno", não parados, e sim, tal como o Sol real, movimentando-nos em quadrilhas, fogueiras, rodas, e tantos outros folguedos juninos.




Comentários

  1. Muito claro e didático Prof. João. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradeço seu comentário!
      Você quer se aprofundar nos conhecimentos da Agricultura Biodinâmica? Venha participar da 4ª turma do curso online Biodinâmica: Uma Visão. Acesse o link para mais informações: https://go.hotmart.com/I63482142B
      Te vejo lá! Abraços fraternos!

      Excluir
  2. Bravo amigo João Saber de sapere o sabor Sua lição não tem precedentes Ela sabe bem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.- Leave your comment

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

O MITO