O SEQUESTRO

 


       Corria o ano de 1972. Era o tempo da ditadura militar. Eu morava em Niterói, e um vizinho meu, funcionário da Polícia, me denunciou como subversivo. Era uma denúncia vazia, pois eu nunca subverti  a ordem pública, nem  participava de passeatas. Fiquei tranquilo.

       Até que, por sorte,  um amigo meu do Exército me procurou e me aconselhou;  -- Fuja do país imediatamente! Tem uma denuncia pesada contra você lá na Polícia.

       --Como assim? Eu não fiz nada.

       --Fuja já!

       Vendi umas ações da Vale do Rio Doce, comprei uma passagem de navio, desci em Lisboa, peguei um trem, parei uma semana em Paris, e segui para Louvain, na Bélgica, onde um amigo me esperava. De lá estiquei para Amsterdam, onde fiquei hospedado num mosteiro.

       Um dos padres tinha uma moto e frequentemente me levava para eu conhecer  a cidade. Assim visitei vários pontos turísticos, inclusive um acampamento de brasileiros refugiados. 

       Eu próprio era refugiado, fiquei interessado e lá chegando, logo um deles me reconheceu e se aproximou.

       -Você fugiu na hora certa. Você ia ser preso a qualquer momento, como sequestrador de avião.

       Foi aí que eu fiquei sabendo o teor da minha denúncia.

       É que na época estava  na moda. Subversivos sequestravam embaixadores  e aviões, e em troca, exigiam a libertação de companheiros. 

       Deixei passar um tempo, na Bélgica. Seis meses depois voltei para o Brasil e tratei logo de me mudar de Niterói, para outra cidade, a salvo de funcionário de Polícia.

       Imaginem só, logo eu, que nunca sequestrei nada.

       Aliás, para falar a verdade, não é bem assim. Como bom biodinâmico, tem uma coisa que eu ainda gosto de sequestrar, até hoje, de vez em quando.

       -- O que?

       -- O carbono.

       

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O animal

O PERIGO

A INSÂNIA