A base da agricultura biodinâmica


A Agricultura Biodinâmica foi fundada na Alemanha, em 1924, por Rudolf Steiner, em resposta a um grupo de agricultores que lhe solicitaram orientações para resolver os problemas de degradação ambiental decorrentes das práticas agrícolas. Steiner criou então o “curso aos agricultores” contendo oito conferências cujo compõem o livro: Fundamentos da Agricultura Biodinâmica. 
A base da agricultura biodinâmica é uma compreensão profunda das leis da vida, adquirida através de uma abordagem qualitativa e global da Natureza. Sua horticultura tem como base a produção de alimentos sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, respeitando os processos ecológicos naturais dos agroecossistemas.
A busca atual por mais saúde e qualidade de vida tem aumentado muito a procura por alimentos saudáveis oriundos destes sistemas agroecológicos. Por sua vez, a agricultura familiar sendo a primeira a atender esta demanda, desenvolveu suas próprias tecnologias com base no saber popular e na agricultura tradicional, por isso, não se deve esquecer que a busca primordial da Agricultura Biodinâmica é a produção de alimentos de qualidade para a nutrição humana respeitando os reinos da natureza e os seres que neles habitam. A terra, os alimentos e o homem são então preocupações essenciais, comportando uma dimensão social e ambiental que não pode ser ignorada.
O desafio do nosso tempo, é desenvolver e praticar uma agricultura que incentive as forças da natureza para que possamos alimentar as cidades, e que ao mesmo tempo, recupere a saúde e o vigor das plantas cultivadas e dos animais, e com isto a qualidade dos alimentos para o homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solstício e Equinócio

O MITO