AGRICULTURA BIODINÂMICA - 91 ANOS DE FUNDAÇÃO

AGRICULTURA BIODINÂMICA - 91 ANOS DE FUNDAÇÃO
Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, colocou, durante o Congresso de Pentecostes, 7-16/6/1924, a pedra fundamental espiritual do Movimento Biodinâmico.
A abordagem proposta por Steiner baseia-se numa compreensão profunda das leis que regem o que é vivo, tendo por pano de fundo “a fecundação das forças terrestres pelas forças cósmicas”.
Esta ciência agrícola não é um simples método ou um conjunto de receitas; é antes um caminho, uma arte de cuidar da terra, onde cada agricultor ou jardineiro precisa de desenvolver uma percepção e sensibilidade abrangentes. Através delas, pode adaptar a prática agrícola às condições concretas de cada região e entender o que se passa na sua fazenda ou sítio.
Segundo a concepção biodinâmica, a Natureza está de tal modo degradada pelo Homem que já não é capaz de se regenerar por si mesma.
Hoje, é necessário que o mesmo Homem exerça uma ação terapêutica para incrementar a vitalidade e a saúde do solo, das plantas e dos animais.
Esta ação é essencial para se produzir alimentos saudáveis e melhorar a qualidade do ambiente.
Na perspectiva biodinâmica, o Homem tem uma missão a cumprir na terra: trazer a ordem do Universo à matéria virgem, espiritualizando-a.
Para isso, deve procurar entender a dinâmica da vida e equilibrar as duas categorias de forças que atuam nos seres vivos:
as forças da luz e as forças da terra.
Assim, o agricultor biodinâmico coopera com as diferentes formas de vida, criando relações com todos os reinos da Natureza, e promove a canalização e concentração de energias para transformar a matéria.
As fazendas biodinâmicas funcionam como antenas que captam a energia cósmica e impregnam a matéria com essa informação.
Como resultado, o agro-sistema é vivificado e são produzidos alimentos que, pelas suas qualidades, ajudam o homem a sintonizar-se com a sua natureza espiritual.
Na prática, a agricultura biodinâmica partilha alguns aspectos com a agricultura biológica. As unidades produtivas têm uma elevada diversidade biológica, o que minimiza o desenvolvimento de pragas e doenças.
São usadas a rotação de culturas, bem como a fertilização orgânica e é totalmente rejeitado o uso de agro-químicos.
No entanto, a biodinâmica toma em consideração outros aspectos para além dos meramente materiais.
O que a distingue são três elementos fundamentais:
O uso de preparados biodinâmicos para tratar o solo e as plantas,
o composto usado como fertilizante e a utilização de um calendário astrológico na escolha dos momentos para realizar as atividades agrícolas.
A Biodinâmica quer lembrar todos os seres humanos que
"A agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos".
Adubar na biodinâmica significa, portanto, aviventar ou vivificar o solo e não simplesmente fornecer nutrientes para as plantas.
Uma renovação desta natureza desperta o interesse das pessoas que vivem nas cidades.
Elas ligam-se com esta ou aquela fazenda ou sítio, apoiam e ajudam como podem, tornando-se fieis fregueses.
Elas colaboram na formação de mercados regionais tornando-se associados solidários mútuos.
Há iniciativas novas de importância fundamental em toda parte para que a agricultura possa enfrentar com sua autonomia regional a globalização do mercado mundial.
Agricultura não é somente profissão para ganhar dinheiro, mas é principalmente encargo de vida, é vocação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

O MITO