História


Como tantas palavras importantes do nosso léxico, "história" também tem sua origem na Grécia.
"Histos" significa "tecido". Daí "histologia", estudo dos tecidos que compõem o corpo vivo nos três reinos, vegetal, animal e humano. História é portanto entendida como um tecido, uma tessitura, uma urdidura, ou seja uma rede de acontecimentos que se entretecem, um "enredo" sabiamente articulado formando a "trama" na qual todos estamos "enredados".
Sendo a História uma sequência lógica de acontecimentos, aí entendemos melhor o sentido do verbo "acontecer", que contém em si o "tecer", o trabalho do tecelão, o que sabe urdir os fios da história com a devida habilidade.
Não sozinho, mas em conjunto, os operários "con-tecem" a marcha dos acontecimentos, em perfeita sintonia com o que foi tramado nas esferas superiores.
Na língua alemã a palavra é "Geschichte", derivada do verbo "geschehen" , que não por acaso também significa "acontecer".
Acontece que na "Geschichte" está contida a palavra "Schicht", que quer dizer "camada". Aí a História é entendida como uma sucessão de camadas que se superpõem; cada uma é base para a outra. O tecido cresce em espessura.
"Schicht" é também o "turno de trabalho" numa fábrica. É claro, não necessariamente no setor têxtil.
O equivalente inglês a "Schicht" é "shift", o  "turno de trabalho, mas também o "câmbio", que promove a mudança de marchas, a velocidade e a força do motor.
Cabe portanto ao Historiador a aventura de embrenhar-se na selva dos fatos, como um "selvagem", perfeitamente integrado à ordem e à lei suprema da selva que vigoram em seu habitat.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva