O silício, o cálcio, o carbono.



O silício (Si), de número atômico 14, é o receptor cósmico por excelência. Vincula-se ao grupo de planetas distantes, em especial a Saturno, via calor, ou melhor, via estado calórico da atmosfera.
O cálcio, por outro lado, de número atômico 20, é o receptor e o concentrador terrestre, juntamente, com os outros elementos afins, como o sódio, o potássio, o magnésio, ou seja os alcalinos e os alcalino-terrosos ( terrestres). É ligado ao grupo de planetas próximos, sobretudo à Lua, através do elemento água. Aí já temos um conjunto de polaridades: silício-cálcio, cósmico-terrestre, calor-água, areia-cal.
Uma vez identificadas as polaridades, opostas e complementares, o passo seguinte é reconhecer onde se situa o equilíbrio, a superação dos contrários.
Essa busca nos leva a um elemento de todo especial. Entre o 14 e o 20 situa-se o de n°6, o carbono (C). O carbono é a transcendência da polaridade silíco-cálcica, o indicador de matéria orgânica. O carbono tem valência 4, a metade de 8, o número que completa a segunda órbita de elétrons, a camada de valência. Ele pode perder 4 elétrons e tornar-se tetravalente positivo, portanto C+ + ++;ou também ganhar 4 elétrons e tornar-se tetravalente negativo C- - -- .Quando positivo combina-se com oxigênio,O--,bivalente negativo e forma o CO2, o gás carbônico, um produto da degradação aeróbica. Quando negativo combina-se com o hidrogênio, o H+, monovalente positivo e forma gás metano, o CH4, produto da fermentação anaeróbica. O carbono, símbolo do equilíbrio e da transcendência, gera gases polares respectivamente produtos da aero e da anaerobiose.
A biodinâmica enfatiza a importância da sílica e da cal, substâncias polares, e entre elas a argila. A sílica como receptora cósmica, a cal como receptora e concentradora terrestre, e a argila como condutora ascendente, mediando entre os dois pólos.
Temos, portanto dois esquemas: 
À polaridade silíco-cálcica, apresentam-se dois transcendentes: o carbono e a argila. O carbono é o elemento orgânico por excelência. Química orgânica é a química do carbono.
A argila situa-se também entre as polaridades, mas é substância mineral, inorgânica. É a condutora ascendente. Na terra ela faz a ponte entre o perfil mais profundo, rochoso, e o mais superficial, humoso, passando para as raízes as informações captadas embaixo pela rocha e que se manifestarão lá em cima na periferia da planta como propriedades astrais, sensoriais, organolépticas (cor, sabor, aroma,...).
A argila, silicatada, compõe-se de finíssimas lâminas superpostas, as micelas coloidais, de carga negativa, que adsorvem grande quantidade de cátions, sobretudo cálcio, mas também sódio, potássio, magnésio, hidrogênio, acompanhados da água. Argila é na terra a grande mediadora cósmico-terrestre, ligando a rocha-sílica(Si) ao solo-húmus (Ca).
Todas essas considerações são preliminares para um entendimento mais profundo dos “preparados biodinâmicos,” talvez a mais importante invenção da agricultura nos últimos tempos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

O MITO