O Preparado 505 de Casca-de-carvalho


A matéria-prima do preparado 505 é a casca-de-carvalho, ou seja, o córtex, a cortiça do carvalho. É rica em cálcio (Ca), contendo cerca de 75% do elemento na forma de óxido de cálcio (CaO). Contém também tanino, uma substância usada para curtir couros. O couro curtido se conserva longo tempo, é resistente ao ataque de patógenos e agentes decompositores. O tanino protege contra insetos, o cálcio contra fungos. O processo de elaboração do preparado aprimora as virtudes da casca-de-carvalho. Como? O invólucro usado para produzir o 505 é o crânio de um animal doméstico. Em vida, a caixa craniana cálcica envolve e protege o cérebro, no homem a sede do “eu”, no animal a sede da predisposição do “eu” (al. Ich-Anlage). Agora a caixa craniana, esvaziada de massa encefálica, é preenchida com casca de carvalho esfarelada e depositada em local umedecido, rico em lodo de restos vegetais. Ali permanece durante seis meses concentrando forças do inverno. Ao final do período, o conteúdo do crânio não será mais um simples farelo de casca-de-carvalho e sim um concentrado energético, o preparado biodinâmico 505, pronto para ser adicionado ao monte de composto. Via composto e solo, o preparado 505 confere à planta maior imunidade a doenças vegetais. Sua ação sanadora é complementar ao 503. Ambos contêm o elemento cálcio, situado porém em contextos distintos: a) o cálcio do 503 deriva de uma flor, um órgão situado na periferia astral da planta; b) o cálcio do 505 provém da casca, um prolongamento do solo.
O 503 compensa o excesso de astralidade manifesto em processos exacerbados de frutificação, permitindo que o etérico-vital atue adequadamente em seu efeito vivificante. O 505, por seu turno, ameniza o excesso de vitalidade de modo que “o elemento etérico proliferante se contraia de uma bela maneira” (CA, pág.129), liberando assim a atuação do corpo astral. Por exemplo, é quando um cafezal viça demasiado e produz menos grãos. Excesso de etericidade, carência de astralidade. A interação dos preparados resulta em equilíbrio etérico-astral, fundamental para a sanidade e imunidade a patógenos.


Caixa craniana sendo preenchida com a casca-de-carvalho. 
Realizando a limpeza no crânio animal.
    
Casca-de-carvalho esfarelada.



Fotografias de Bruna Janini realizadas no 3º Módulo do Curso de Agricultura Biodinâmica em Holambra - SP dia 08 julho de 2017.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

Homenagem aos soldados-pracinhas de Salesópolis que lutaram e derrotaram a 130* Divisão de Blindados Alemães na 2* Guerra Mundial, Itália,1945.