O Natural e o Cultural

Natura é tudo aquilo que surgiu e existe no mundo sem nenhuma participação do homem. Cultura é tudo o que o homem acrescenta à Natura pelo seu trabalho. A agricultura é também uma forma de cultura; pressupõe a ação do homem. Agricola significa literalmente o morador do campo, quer dizer o homem que habita e cultiva e cultua a terra onde mora.
 A língua latina nos esclarece o sentido mais profundo dessas palavras. Todas derivam de um verbo, o verbo COLERE cujos tempos primitivos são: COLO, COLUI, CULTUM, COLERE que significa Habitar. Agricola é o que habita a terra, rurícola o que habita a zona rural, arborícola o que habita as árvores. Portanto o verbo Habitar e Cultivar têm uma relação semântica. Por isso imaginamos sempre o agricultor como morador do campo. Ele mora na terra que ele cultiva.
 Outras formas de agricultura fogem desse padrão. É uma distorção como hoje em dia costuma acontecer. Assim se compreende um importante processo que lentamente se impõe em nossa sociedade. O êxodo rural cede pouco a pouco lugar para para o promissor êxodo urbano.
 Eis aí um dado positivo: mais e mais pessoas se transferem da cidade para o campo de volta às suas origens. A nostalgia bucólica revela-se mais forte do que a ilusória dependência dos comodismos urbanoides.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva