UM PREPARADO BIODINÂMICO


Conforme opinião de muitos, da qual eu compartilho, os preparados  biodinâmicos, apresentados por Rudolf Steiner no Curso Agrícola de 1924, constituem uma,se não a mais importante invenção da agricultura nos nossos tempos.
Consideremos aqui o último preparado, numerado como 507, o extrato de flor de valeriana.
Como erva medicinal a valeriana é empregada como um poderoso ansiolítico e indutor do sono. Em palavras do próprio Steiner, é o preparado que capacita o composto a comportar-se corretamente ante o que se chama "substância fósforo." Steiner limita-se a essa curta frase para caracterizar o preparado. Tudo o mais ficou a cargo das seguintes gerações ocupadas com o tema.
"Phosphoros" é palavra grega que significa "portador de luz". Luz é consequência do calor. O espectro avança da faixa do infravermelho, calórico, para a do vermelho, luminoso. Ou seja, o vermelho é a primeira manifestação de luz no espectro visível que se estende do vermelho ao violeta.A luz segue-se ao calor. A luz, visível aos olhos, resulta do calor, sensível ao tato.
O frio impede o sono. O calor, aconchegante, o induz. Começamos aí a entender o valor ansiolítico e sonífero da valeriana associado ao elemento fósforo. Porém a luz intensa impede o sono. O escuro é seu pré-requisito. Agora podemos entender que o fósforo é "portador de luz etérica" e "portador de calor etérico." Ou seja, portador de éter lumínico e calórico. Luz e calor físicos, sensíveis, são veículos de luz e calor etéricos, suprassensiveis. Assim podemos conceber os éteres, um tema de não fácil compreensão.
Pergunta-se: Onde ocorre o fósforo na natureza?
Um primeiro exemplo é no ATP, adenosina trifosfato. A ciência exterior, oficial, acertadamente, caracteriza o ATP como um "acumulador de energia química potencial." Uma bateria que, quando solicitada, libera energia para catalisar processos.
Comparemos aqui as duas versões equivalentes, a oficial, exotérica, e a espiritual, esotérica: "O ATP armazena em suas ligações-fosfato grande quantidade de energia que pode ser utilizada para catalisar outras reações químicas."
A segunda versão diz: O P do ATP armazena em seu interior uma grande força etérica de luz, de éter luminoso, suprassensível." É a força etérica que catalisa, por exemplo, a síntese de glicose, no escuro, independente da luz solar. A luz física é o veículo da luz etérica, ou seja a luz etérica é um extrato de luz presente na luz solar e fixado no ATP durante a fase clara da fotossíntese. Só na fase seguinte, na fase escura, é que acontece a síntese dos açúcares na ausência da luz solar.
Esta é a nossa conclusão: o solo agrícola, adubado com composto bd tratado com valeriana, fornecerá à planta alimentícia um fósforo de qualidade diferenciada capaz de eficientemente desempenhar suas funções, p. ex. como catalisador de foto e proteossíntese, independente da luz física solar.
Oportunamente falaremos de outras funções do fósforo como nutriente no corpo animal e humano, incluindo aí importantes processos cerebrais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva