Homenagem aos soldados-pracinhas de Salesópolis que lutaram e derrotaram a 130* Divisão de Blindados Alemães na 2* Guerra Mundial, Itália,1945.
De Salesópolis foram 20 jovens que se alistaram e se juntaram aos 25000 pracinhas que participaram da guerra. Dos 20 salesopolenses 1 morreu no campo de batalha e 1 morreu de acidente na viagem de volta à cidade natal.Os 18 restantes, hoje todos falecidos, retornaram vitoriosos. Nesta comemoração estava presente uma única viúva, D. Hermínia , acompanhada de seu filho, Orlando Rodrigues Camargo Filho, esposa e filho de Orlando Rodrigues Camargo, um dos 20 conterrâneos homenageados.
A cerimônia foi um momento de emoção.
Foi realizada hoje, dia 9 de junho de 2019, a 39° homenagem aos pracinhas salesopolenses.
E se encastelaram no norte da Itália, na vã esperança de ainda salvar alguma coisa, em terra estranha, na Itália.
No Brasil Getúlio Vargas aceitou as condições propostas por Roosevelt e ganhou de presente a Companhia Siderúrgica Nacional, instalada em Volta Redonda, RJ.
25000 jovens brasileiros foram recrutados e embarcados às pressas, sem que a princípio sequer soubessem o destino da viagem marítima. A travessia durou 16 dias. Ancoraram em Nápoles e aínda viajaram 36 horas até chegarem ao local, o futuro campo de batalha.
A meta era a conquista de Montese e do Monte Castelo.
25000 brasileiros partiram contra a 130° Divisão de Blindados Alemães, um contingente de 20000 homens. A batalha se desenrolou, em novembro e dezembro, em pleno inverno, a 20° C negativos. Após 4 incursões, sofrendo inúmeras baixas, por fim, em 29 de abril de 1945, a vitória final. Monte Castelo foi conquistado.
14624 sobreviventes alemães se renderam incondicionalmente. Estava aberta a passagem para os aliados prosseguirem e selarem o destino da guerra, complementado pela conquista da Normandia no Dia D.
Em setembro o mundo celebrava a vitória da liberdade sobre a tirania.
parabéns Salesópolis por esta linda homenagem agora ja são 40 anos de comemoração
ResponderExcluirparabéns
ResponderExcluir