A China

Várias grandes democracias revoltam-se contra a China, a maior ditadura do mundo contemporâneo. Esquecem-se as democracias que há poucas décadas atrás a China quase não existia na mídia. Era um país pobre, comunista, opressivo. Não obstante as diferenças ideológicas as grandes corporações do primeiro mundo decidiram investir pesado na China, transferindo para lá as suas empresas a fim de explorar a mão de obra barata local e maximizar seus lucros. Um típico raciocínio capitalista transportado para o meio de um país  "socialista."
Criaram cobra.
A China assimilou muito bem a ideologia e a tecnologia ocidentais e agora "dá o bote",valendo-se da milenar sabedoria chinesa de usar a força do adversário contra ele próprio, usar a ideologia e a tecnologia ocidentais para conquistar o ocidente.
O mundo acordou e quer agora investir, não a favor, e sim contra a 
China, ameaçando retirar suas empresas de lá e trazê-las de volta às suas origens. Ainda mais agora que os antigos baixos salários tendem a equiparar-se aos níveis internacionais. É a lógica do mercado.
Esta é a situação. As ricas potências fornecem tecnologia sofisticada, e as pobres potências fornecem matéria prima barata, tudo para sustentar o regime que elas tanto odeiam.
Entenda quem quiser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva