REFLEXÕES

A pergunta é: por que a grande potência militar não conseguiu ainda liquidar essa guerra contra um simples apêndice do império, governado por um clown?
Existem explicações:
1) a Ucrania está motivada a defender a sua pátria.
2) a Ucrânia vem se preparando acuradamente desde 2014 para enfrentar o poderoso inimigo.
3) a Rússia,desde algum tempo, não vem se preparando para um confronto real no campo de batalha. Contenta-se em exibir na praça,anualmente, no dia 9 de maio, os portentosos carros blindados, alegóricos de um poderio fictício. Incapaz de reconquistar a província no campo de batalha, opta por atacar instalações civis de água, calefação e luz, desarmadas.
4) não possuindo tropas adestradas para a luta, recorre a grupos mercenários, estes sim, bem remunerados e treinados, exercitando-se em batalhas desde 2014, por dinheiro.
5) a rigidez hierárquica. Num regime autoritário o bloco monolítico de poder assenta na obediência. Qualquer divergência é punida com prisão ou envenenamento.
6) a ordem unida deriva do partido único, a Rússia unida (Единая Россия). Aprendi no exército. A marcha é perfeita, todos no mesmo passo. Porém, ao aproximar-se de uma ponte, a união se desfaz, e a tropa atravessa em segurança, sem produzir reverberações fatais. A desordem é providencial. Na  ditadura tal não acontece.
Na ll Guerra marechais-de-campo não podiam decidir. O Führer estava dormindo. E perdeu mané.
Nas batalhas em Donbass o exército ucraniano decide conforme as circunstâncias do momento.
Do outro lado esperam decisões do gabinete, a 600 km de distância.
7) aceitamos outras avaliações do grupo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva