REVOLTA SOCIALISTA



A revolta, também entendida como revolução, significa literalmente uma re-volta, quer dizer a volta a um estágio anterior que parecia superado.

Porisso toda pessoa revoltada, revolucionária, luta desesperadamente, com unhas e dentes, para reverter uma realidade triste e recair na mesma situação que ela pretendia superar.

Exemplos não faltam dessa frustração geradora de mais frustração.

Um caso típico é a Reforma Protestante de Lutero. Foi uma revolução religiosa para sanar os males que acometiam a Igreja tradicional na época.

O resultado foi que as novas seitas que se formaram (nos EUA são 800 denominações) retrocederam ao Antigo Testamento hebraico e praticamente aboliram o Novo, sendo este raramente citado nos chamados "cultos". Os cultos resumem-se a longas pregações professorais, ilustradas com passagens heroicas do Antigo

 Testamento. Até o Pai Nosso foi abolido, bem como o culto a Maria.

Seguindo religiosamente essa linha rigorosa, muitas pessoas prosperaram financeiramente, fornecendo subsídios ,p.ex. para o pai da sociologia Max Weber, cuja maior obra leva o título:"A ética protestante e o espírito do capitalismo."

Outro exemplo emblemático de revolução encabeçada por revoltados revolucionários foi a famosa Revolução Francesa de 1789. Decapitou reis e rainhas, pôs fim à Monarquia, decapitou o próprio revolucionário-mor Robespierre, e de quebra produziu seu filho mais ilustre, Napoleon Buonaparte, o corso, não francês, o qual logo se coroou a si próprio Imperador da  França, mesmo falando francês mal, e restaurou a Monarquia, antecipando-se em vários anos ao Congresso de Viena de 1815, reunido na capital austríaca para reconstituir as monarquias na Europa, a exemplo da França.

Outro exemplo gritante de revolta, ou seja volta atrás, foi a Revolução Bolchevique de 1917.

Os novos czares, Lenin e Stalin,

egressos do marxismo, submeteram os russos e ucranianos à mais cruel repressão, de fazer inveja aos mais terríveis czares, como p.ex. o Ivan. A opressão stalinista continua insuperada, rivalizando com a do atual Putin.

O que é que mudou? Eis a 0pquestão.

Os antigos nobres mujiques que povoavam a Corte em Moscou e em Petrogrado, foram substituídos por altos membros do PC Soviético, em seguida por ricos oligarcas em ltorno de Yeltsyn, até 2000.

E finalmente o atual regime ultra-autoritário que atormenta ucranianos, russos brancos e colonos amarelos da Sibéria.

No Brasil não foi diferente.

A Gloriosa Revolução de 31/3/1964 propunha -se derrubar o presidente eleito, em viagem pela China comunista, e implantar uma ditadura militar para combater a ditadura do proletariado.

" Tudo que não valeu de nada." (G. Rosa).

59 anos depois a esquerda proletariada assume o poder pela quinta vez, com o mesmo discurso, prometendo fazer agora o que não fez em quatro mandatos anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva