Castidade


Nos tempos modernos a castidade está fora de moda. Só  excepcionalmente, como agora, em situação de pandemia, recomenda-se, mundialmente, o distanciamento social como medida verdadeiramente eficaz para conter a propagação do vírus.
É preciso uma epidemia global para que um antigo conceito volte a ter atualidade, por questões de sobrevivência.
A par desse aspecto essencialmente prático, a castidade carrega muitos outros significados, de profundo alcance.
"Castus" é um adjetivo latino com vários significados afins, inclusive o de "puro" e"virtuoso". Desse adjetivo derivam-se várias palavras, uma família de palavras com total afinidade: castiço, castiçal, castigo, castelo, e naturalmente castidade. Em todas percebe-se a presença de "luz".
A virtude da castidade sempre foi valorizada nas inúmeras religiões, no passado e no presente. 
E até a medicina moderna exige a "abstinência" nos dias que antecedem a coleta de sangue para exames. O que era preceito religioso passa a ser também médico, por razões práticas.
Do ponto de vista terapêutico a palavra genérica é "jejum". "Jejum de oito horas", "jejum de doze horas", "jejum intermitente", recomendações objetivas para não mascarar os resultados da análise. Neste particular os líderes religiosos têm razao.
A sociedade paga um preço alto por ignorar certos ensinamentos restritivos alegando liberdade.
Muitas vezes liberdade que aprisiona.
Quanto sofrimento impõe-se hoje às famílias pelo fato de negligenciarem a biologia. Citemos alguns: gravidez indesejada, anticoncepcionais, preservativos, mãe solteira, infância desvalida, superpopulação, delinquência, desvios passionais... .
A pureza é um ideal almejado por todos. Queremos alimentos puros, água pura, ar puro,  pensamentos e sentimentos puros. Existe um consenso geral a este respeito. Somente quanto à sexualidade fazem-se concessões sob vários pretextos, até quando sua prática carece de autenticidade. E cria um vazio que pode não chegar à consciência. A inveracidade continua corroendo a pessoa por dentro, em níveis profundos. E afloram à superfície em forma de patologias.
Taí mais um tema delicado, difícil de ser colocado num momento em que "convicções" estão à flor da pele, comprometendo a "pureza", a castiça tentativa de iluminar questão tantas vezes velada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva