Александр Невский


 Obra-prima da cinematografia soviética foi o filme "Alexandre Nevsky",dirigido pelo genial Sergey Eisenstein, com magistral trilha sonora de Sergey Prokofief, e lançado em 1938, com o apoio hesitante de Stalin.
Por que "hesitante"?
Porque a Stalin, comunista patriótico, interessava propagar o glorioso passado da Rus. O patriotismo para derrotar os inimigos do povo.
Por outro lado, naquele momento, nos idos de 1938-39,   o grande aliado de Stalin era o nazi-fascista Hitler, o austríaco camuflado de alemão.
E Alexandre Nevsky era o grande herói da antiga Rus, que comandara o povo rus na campanha contra os suecos e depois contra os alemães, os Cavaleiros Teutônicos que,  em 1240, invadiram a Rus para convertê-la, a ferro e fogo, para o cristianismo romano.
O pacato Alexandre, príncipe e pescador no Rio Neva, foi novamente chamado a liderar seu povo simples contra os bem armados Cavaleiros Teutônicos, alemães.
Sua simplicidade, aliada à genialidade, foram decisivas na famosa Batalha Sobre o Gelo, o melhor momento do filme.
Consumada a vitória, Alexandre voltou, tranquilo, para as margens do Rio Neva, pois além de Rusky, ele era também Nevsky.
Mas justamente em 1938-39 Stalin estava empenhado em fechar o conhecido Pacto de Não -agressão Germano-Soviético, consolidando a aliança soviético- comunista com o eixo nazi-fascista.
Ironias da História.
No dia 23 de agosto de 1939 foi assinado o Pacto Germano-soviético, também conhecido como Pacto Ribbentrop - Molotov.
Uma semana depois a Alemanha nazista invadiu a Polônia do lado ocidental, 17 dias depois a Rússia soviética invadiu do lado oriental, e a Polônia foi repartida entre os dois aliados na Segunda Guerra Mundial. Uma aliança que durou até o dia 22 de junho de 1941, data que marca o início da Operação Barbarossa, o início da Grande Guerra Pátria, o encarniçado conflito nazi-soviético, que só terminou  com a conquista de Berlim pelas tropas soviéticas comandadas por Jukov, em 8 de maio de 1945.
Independente das hesitações stalinistas, a arte de Eisenstein coloca-se acima das loucuras humanas,  mostra a guerra em sua crua realidade, e deixa Alexandre brilhar, em sua nobreza de pescador. tarde Alexandre foi mais tarde canonizado e venerado como um Santo, Ortodoxo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva