ATAVISMO


É um fenômeno genético onde,  numa determinada geração reaparece um antigo traço fisionômico ou comportamental.

Em princípio a característica atávica não é negativa, visto que o ser humano, dotado de um "eu", interior,livre e responsável, é capaz de se sobrepor às influências exteriores, sejam as hereditárias, as ambientais e até as horoscópicas.

É claro, tudo pressupõe que o eu interior se fortaleça, por livre iniciativa pessoal.

Caso contrário prevalecerá, por exemplo, a carga hereditária.

Historicamente esse fenômeno pode ser observado na Rússia.

A antiga Rus', em seus primórdios na Rus de Kiev, atual Ucrânia, foi invadida pela Horda Dourada, os descendentes tártaro-mongóis de Gêngis Khan.

Este e seus descendentes, unificaram as tribos dispersas e mutuamente hostis, e vieram a formar o maior império colonial contínuo de todos os tempos.

Como todos os outros impérios coloniais o Império Mongol também se caracterizou por grande ambição, exploração e brutalidade.

Além de outras conquistas, os mongóis invadiram também a Rus de Kiev, atual Ucrânia. Destruíram Kiev e outras cidades, sem piedade. Foram dois séculos de sofrimento para o povo Rus', sob o jugo Mongol.

Essa triste fase da história russa está artisticamente representada na magistral peça musical "Alexandre Nevskii", de Prokofiev, a trilha sonora do igualmente fantástico filme "Alexandre Nevskii",de Sergei Eisenstein,de 1938.

A influência tártaro-mongol é visível na população russa.

Um de seus descendentes foi Lenin.

Atualmente o mais conhecido é Putin.

Apresenta nítidos traços fisionômicos e comportamentais de seus ancestrais. Por exemplo, olhos amendoados, baixa estatura atarracada e frieza ante a dor alheia, nunca hesitando em ordenar a sumária eliminação de seus desafetos.

Como ele próprio não trabalha em sua essência, limita-se a professar a fé ortodoxa, exteriormente.

Seu atavismo, de forma alguma, o exime da responsabilidade por seus atos no exercício do poder.l

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

Homenagem aos soldados-pracinhas de Salesópolis que lutaram e derrotaram a 130* Divisão de Blindados Alemães na 2* Guerra Mundial, Itália,1945.