BIG BANG

Sumamente louvável é o esforço da Ciência ao investigar a origem do Universo. Da mesma forma a Ciência Espiritual antroposófica também descreve a evolução paralela do Universo e do Homem. Ciência é Ciência, seja ela a Natural ou a Espiritual. Ambas buscam a Verdade, única. Não deve haver contradições nem rivalidades. Pelo contrário. As buscas da Verdade  devem complementar-se. 

Tentaremos aqui expor a visão científica de nossas origens, desde o primeiro instante: A Grande Explosão.

Quando toda a massa do Universo estava concentrada num grão mínimo, de repente, bah! O grão explodiu e começou um rápido processo de expansão, lançando-se em todas as direções, em extrema velocidade e altíssima temperatura.

A Grande Explosão inicial detona o grão, super compacto. A temperatura extremamente alta.

Neste momento o raio do Universo mede 1,6x10-³⁵ metros. O expoente negativo -35 indica que é o denominador de uma fração de metro. A temperatura é de 10³² K. Expoente positivo, altíssima temperatura. 

-35,expoente negativo, portanto reduzidíssimas dimensões.

A expansão prossegue e, decorridos 10-³⁵ segundos, o raio do Universo cresce para 10-²⁷ m e a temperatura cai para 10²⁸ K.

Ocorre então uma fase inflacionária, um crescimento mais acelerado de 10-²⁷ m para 0,1 m= 10 cm. No fim da fase inflacionária o Universo chega a ter !0 cm de raio ou 20 cm de diâmetro. Todo o Universo mede cerca de um palmo (20 cm) e a temperatura cai para 10²². 

Decorridos 10-⁶ s= 1 milionésimo de segundo, o Universo já se expandiu tanto que alcança 300 m de raio ou 600 m de diâmetro, pouco mais que 1/2 km.

Com a temperatura de 10¹²= 1 000 000 000 000 K estabilizam-se prótons e nêutrons.

O Universo, na idade de 10-³ s, um milésimo de segundo, atinge 600 km de diâmetro, tamanha é a velocidade de expansão.

À temperatura de 1,4x10¹⁰ K estabilizam-se os núcleos de hidrogênio (nucleogênese), formação de matéria.

Na tenra idade de 10 segundos de vida o raio do Universo alcança 3 bilhões de km. Aí estabilizam-se os elétrons.

No centésimo segundo de vida, portanto  com a idade de 1 minuto e 40 segundos, o raio chega a medir 3x 10¹⁰ m= 30 bilhões de metro= 30 milhões de km.

Aí estabilizam-se os núcleos de hélio.

Ainda na infância do Universo, na idade de 800 000 anos, seu raio atinge incríveis 6,6x 10²¹ m e a temperatura cai para 3000 K.

Atente-se para o fato de que 1 K (Kelvin)= -273,16°C (centígrados).  1 K corresponde ao zero absoluto, a temperatura mais baixa que seria teoricamente possível de se alcançar em qualquer lugar do espaço

 sideral.

A partir da idade de 10-³² segundos, com um diâmetro de cerca de 20 cm (um palmo), a expansão obedece à Constante de Hubble, a qual continua até hoje, com o raio medindo cerca de 15 bilhões de anos-luz. Significa que a luz, à velocidade de 300 000 km/seg, leva 15 bilhões de anos para percorrer a distância do centro  até a periferia do Universo.

Ainda na sua infância, na idade de 800 000 anos, formam-se átomos de hidrogênio e hélio (H e He), e moléculas de hidrogênio (H2). Aí o Universo torna-se transparente para a luz. Posteriormente criam-se lítio e berilo (Li e Be), logo na sequência linear de número atômico de 1 a 4.

O Universo embrionário, transparente à luz, constituía-se de H(74%) e He (26%), e mínimas quantidades de Li e Be.

Gradativamente  o Universo continuou crescendo, expandindo-se, complexificando-se, criando novos elementos, constantes da atual Tabela Periódica dos Elementos.

Concluindo levantamos algumas questões:

1) O Universo é aberto ou fechado? Continuará expandindo-se infinitamente? Ou alcançará um máximo e voltará a contrair-se a dimensões mínimas (Big Crunch)?

2) Se o Universo é fechado, quantas vezes ele já se expandiu e se contraiu? Quantos Big Bangs  e Big Crunches já existiram? Quantas encarnações já precederam  e quantas se seguirão à atual?  

Com a palavra a Ciência.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

Homenagem aos soldados-pracinhas de Salesópolis que lutaram e derrotaram a 130* Divisão de Blindados Alemães na 2* Guerra Mundial, Itália,1945.