O GRANDE INICIADO MOISÉS

 

 

       Uma importante pesquisa sobre a figura de Moisés está registrada em língua alemã na magistral obra de Emil Bock "Moses und sein Zeitalter",  também disponível em português sob o título "Moisés e sua época."

       O bebê Moisés foi salvo das águas do Nilo e criado como um príncipe egípcio no Palácio do Faraó em seus primeiros 40 anos de vida. Ali recebeu sua primeira iniciação nos mistérios egípcios.

       Aos 40 anos de idade Moisés presenciou a cena de um egípcio agredindo um hebreu. Moisés reagiu vigorosamente contra o agressor, retirou-se do Egito e emigrou para o Deserto de Sinai.

       Em sua solitária peregrinação pelo deserto chegou à propriedade de Jetro, um descendente de Ismael, o primogênito de Abraâo, e fundador do povo árabe, o povo do deserto.

       Jetro havia fundado naquele local um Centro de Iniciação, no qual Moisés ingressou como discípulo.

       Moisés casou-se com Séfora, filha de Jetro, a mais escura de suas sete filhas, e permaneceu 40 anos neste lugar, chamado Cades, assimilando a sabedoria de Jetro, do qual  recebeu sua segunda iniciação.  a sabedoria arábica ismaelita.

       Completado esse segundo ciclo de 40 anos, portanto aos 80 anos de idade, Moisés estava maduro para retornar ao Egito e cumprir sua mais nobre missão: libertar o seu Povo e conduzi-lo à Terra Prometida, onde surgiria  o Messias Salvador doze séculos mais tarde, após a Virada dos Tempos. 

       Fortalecido pelas duas iniciações, egípcia e arábica, Moisés conduziu o seu Povo, atravessou o Mar  Vermelho a pé seco, e permaneceu por mais 40 anos dando voltas pelo deserto, mantendo-se próximo a seu mestre  Jetro. 

       Durante sua longa caminhada pelo deserto, à frente de seu Povo, Moisés vivenciou suas experiências mais marcantes:  as Tábuas da Lei, a água da rocha, a sarça ardente, a neutralização dos rebeldes e idólatras do bezerro de ouro, etc.

       Superando toda sorte de obstáculos, precariedades e resistências, finalmente, aos 120 anos, à vista da Terra Santa, Moisés passou o comando a Josué e retirou-se, para falecer.

       Cumpria-se a previsão: "Tu verás a Terra, mas não pisarás nela."

       O fim de um ciclo era o início de um novo.

       Sob o comando de Josué a Terra Santa foi conquistada e preparada para receber  o Messias Salvador, o Cristo Jesus, como desejava Moisés.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SEMANA SANTA

A PALESTINA

OS CONDUTORES