Princípios Básicos do Método Biodinâmico

Princípios Básicos do Método Biodinâmico

Abstract

Biodynamic Agriculture intends to create integrated agricultural systems, where productive sector be complementary of each other and all of them constitute a living organism. It is necessary to establish a closed nutrient cycle, reduce inputs and take advantage of local available natural resources in a sustainable manner.

Tentaremos expor aqui resumidamente os conceitos fundamentais do método agrícola conhecido como “Biodinâmico”.
O primeiro ponto a destacar na caracterização do sistema biodinâmico é a estruturação da fazenda como um organismo, diversificado, integrado, auto-sustentado, onde os diversos setores se complementam e se apoiam mutuamente, vindo a constituir, com o tempo, um ciclo fechado de nutrientes em que a compra de insumos é gradativamente reduzida a um mínimo, tendendo a zero.
Para atingir  o ideal de aporte mínimo  de insumos externos, o agricultor busca em primeiro lugar otimizar os recursos locais. As plantações e pastagens fornecem a ração dos animais. Estes produzem excrementos, sólidos e líquidos, os quais, acrescidos de todos os restos animais e vegetais disponíveis na área, são submetidos a uma decomposição aeróbica controlada (compostagem) para gerar o húmus, o fertilizante orgânico ideal para o solo.
Para minimizar os custos e melhorar a produção,  o agricultor dirige sua atenção para os chamados fatores gratuitos de produção. Quais são esses fatores? Mencionaremos alguns.
Primeiramente o fator de máxima importância é o Sol. Ele libera calor, luz e muitas outras radiações de efeito profundo nos processos vivos. A energia solar catalisa a mais importante das reações vitais : a fotossíntese. Os reagentes são água (H²O) e gás carbônico (CO²) e o catalisador é a luz solar. Toda natureza colabora graciosamente, cabendo ao agricultor favorecer os processos. Isso é o que ensina e faz  a biodinâmica.
Em segundo lugar o Ar atmosférico. O ar se compõe de nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%), dentre os quais o gás carbônico (0,03%), fundamental para  o processo de fotossíntese. Com base nesses dados, o agricultor adota então práticas agrícolas orientadas para aproveitar da melhor forma possível os componentes do ar. Por exemplo, com relação ao nitrogênio, o primeiro e mais importante da série NPK: Em vez de adubar com nitrogênio industrial, ele opta pela adubação verde com leguminosas,  de preferência inoculadas com a bactéria rhizobium, que enriquece o solo com o nitrogênio do ar. O adubo orgânico favorece também a proliferação do azotobacter, bactéria livre também fixadora de nitrogênio. É importante assinalar também a ocorrência, na atmosfera, em pequeníssimas e homeopáticas quantidades, dos muitos elementos que constituem os corpos vivos. Os elementos consolidados no solo (litosfera) ocorrem também em sutis proporções na atmosfera e podem agir como nutrientes.
Outro ingrediente gratuito é a chuva. Através dela precipita- se na terra a água (H²O), o nitrogênio (N²), o oxigênio (O²) e muitas outras substâncias. Um solo bem estruturado capta, retém e deixa circular adequadamente os componentes da chuva e do ar.
Consideramos em seguida a questão da adubação. Adubar significa nutrir e vitalizar o solo; o solo bem nutrido e vitalizado nutre e vitaliza a planta, e esta o animal e o homem. O alicerce está no solo e no sistema radicular; sobre ele ergue-se o conjunto, a partir dos fundamentos. Adubação orgânica sólida de baixa solubilidade é a regra básica na estruturação do organismo agrícola. Desse modo os nutrientes são gradativamente solubilizados pela ação microbiana e pelas secreções das raízes. A planta é motivada a conquistar os nutrientes por esforço próprio, solubilizando-os e assimilando-os na dosagem certa, segundo suas necessidades, obedecendo a um rigoroso princípio de economia. A ação localizada implica uma mobilização do todo, gerando uma planta mais nutritiva, saborosa e resistente.
Outra característica biodinâmica a ressaltar é o seu respeito  pelos ciclos naturais. Não se recomenda acelerar processos. Antes criam-se as condições para que os processos transcorram espontaneamente. Na compostagem, por exemplo, recomenda-se a lenta penetração de ar e não a aeração forçada. Os microorganismos, especialistas, estabelecem- se naturalmente, cada um no momento certo, num ambiente de máxima biodiversidade. Qualquer inoculação de organismos estranhos resulta em aceleração de processos e aumento de biouniformidade.
O mesmo princípio é válido para os demais domínios da fazenda. Com adubos líquidos é possível abreviar o ciclo vegetativo das plantas. Na biodinâmica a planta cumpre o seu ciclo e ao final fornece sais, vitaminas, proteínas, solidamente constituídas, capazes de verdadeiramente nutrir.
Também a criação animal orienta- se por esse princípio. Por exemplo, a vaca, sendo herbívora e ruminante, nutre- se basicamente de talos e folhas de gramíneas, leguminosas e ervas, de modo a desenvolver plenamente a ruminação. Se recebe um excesso de concentrados desenvolverá acidose e outros distúrbios metabólicos. Recebendo uma ação estritamente biodinâmica, o rendimento se mantém em níveis fisiológicos normais, sem excesso, o metabolismo não é sobrecarregado, o índice de fertilidade é normal, o padrão de saúde é bom, o que significa boa produção de alimento a baixo custo.
Outro aspecto  interessante no organismo biodinâmico é o da fitossanidade. Nesse contexto, o agente patogênico assume vários papéis importantes:

1)ataca  tecidos desvitalizados com excesso de aminoácidos livres e açúcares solúveis  circulando na seiva (trofobiose);
2)é sintoma de desequilíbrio ecológico (desmatamento, poluição, agrotóxicos, ressurgência, monocultura, adubo industrial, hidrossolúvel,caça etc.);
3)desperta a imunidade natural (“efeito vacina”);
4)dentro de certos limites, desencadeia uma reação generalizada do ser vivo , tomando-o mais saudável e resistente.
Havendo proliferação excessiva de um predador (praga), busca-se corrigir a  causa, restabelecer o equilíbrio, elevar o tônus vital das plantas e, se necessário, combater com caldas de fumo, cavalinha ou outras de baixa toxidez (bordalesa, viçosa, sulfocálcica etc.). O mesmo vale para a sanidade animal. O manejo adequado à espécie é pré- requisito para manter o padrão sanitário do  plantel.
Acompanhando a prática de biodinâmica em toda a sua extensão, temos os chamados “preparados biodinâmicos”. Eles ocupam o cerne de todo sistema. É condição para o uso da marca registrada DEMETER. Seu efeito é sutil, homeopático, dinâmico. Aplicados em doses mínimas, ativam a força vital do solo, planta e composto. Estabelecem a sintonia entre a terra e o cosmo, propiciando a assimilação de força vital e forças astrais. Catalisam processos de transmutação biológica a baixa energia, chegando inclusive a elevar o nível de nutrientes gerados endogenamente no sistema ao longo do tempo.
E por fim mencionemos o ser humano, integrado na unidade produtiva. Fator de suma importância é o clima social que reina na fazenda. Seres vivos (vegetais, animais, o homem e o solo) são sensíveis à qualidade dos sentimentos, pensamentos e ações que se  desenvolvem num ambiente. É fundamental cultivar relações amigáveis, harmonia, alegria, tranqüilidade, confiança, cooperação, segurança, pensamentos e sentimentos elevados. Cumpre assumir uma atitude interior adequada que promova o sucesso do projeto.
Com este resumo procuramos passar aos leitores uma idéia da essência da proposta biodinâmica, tal qual a concebemos. O tema é amplo e requer aprofundamento. Na medida em que nos aprofundamos, percebemos como as coisas grandiosas são, na realidade, simples. A prática biodinâmica demonstra essa verdade.

João Carlos Avila

Comentários

  1. professor achei de vital importância este resumo pois trabalho com agricultura biodinamica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.- Leave your comment

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

O MITO