A urtiga

 Urtiga masculina
      
   Uma experiência marcante em  minha vida foi a semana que eu passei em Santiago do Chile, em 1976, em pleno governo Pinochet. Fui participar de um Congresso Latino-americano de Medicina Natural, promovido pela Clínica Lezaeta-Acharán.

   A parte da manhã era reservada às terapias próprias da Clínica, e todos os congressistas, sem exceção, tiveram que se submeter aos tratamentos. Eu até tentei me esquivar, em vão. O tratamento estava incluido no preço.

   Começava bem cedo de manhã com as urtigaduras, uma massagem com urtiga dioica pelo corpo inteiro, até na sola do pé. Eu ficava em brasa,mas a massagista me aliviava com toalhadas de água gelada da Cordilheira dos Andes. Depois ia para os calorosos banhos  de vapor,entremeados com imersões na banheira de água gelada. Por fim, completando a série, eu (assim como todos) recebia fortes jatos de água gelada de todos os lados.

   À tarde e à noite eram as apresentações de trabalhos com exemplos práticos da eficácia da terapia Lezaeta.


    As apresentações eram bem interessantes. Um tema importante foi apresentado por uma jovem naturista guatemalteca, bela, porém muito tímida. De modo que, impossibilitada de falar em público, por excesso de timidez, exigiu que toda a plateia se virasse de costas para ela. Assim se apresentou.
   Ao fim de sete dias eu me sentia purificado, como nunca.

   Terminado o Congresso dirigi-me ao aeroporto para embarcar de volta pela Lan- Chile. Já sentado no avião, de repente, fui chamado lá fora para esclarecer algo para as autoridades. Estranhei muito aquilo, mas depois lembrei-me de uma denúncia infundada exarada contra mim, em 1972, na polícia política de Niteroi. Uma denúncia de que eu era sequestrador de avião. Felizmente, após a minha argumentação, me liberaram, e decolamos. (Ufah)

   Imaginem só, logo eu, que nunca sequestrei nada.
   Aliás, para falar a verdade, não é bem assim. Confesso, sinceramente, que uma coisa eu ainda gosto de sequestrar, de vez em quando, sempre que eu posso.

   É o carbono.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

O MITO