O fósforo

   A palavra grega "phosphoros"  significa literalmente "portador de luz", equivalente ao latim "lucifer". Entende-se também o fósforo como "portador de calor",visto estar o calor na faixa espectral anterior à luz, na região do infravermelho. A luz é consequência do calor. Como tal o fósforo é portador de calor e luz, a princípio em forma puramente etérica, oculta, éter calórico e luminoso, inaccessível aos sentidos. É uma realidade suprassensorial ou suprassensível.
   Ao riscar o fósforo o homem catalisa uma reação em cadeia e, pelo atrito, surge  a chama que irradia luz e calor físicos, percebidos pelo tato  e pela visão. A luz  e o calor irradiados estavam etericamente "ocultados" na matéria fosfórica. De súbito o suprassensível se manifestou sensível, sensorial, confirmando a expressão cunhada por Goethe: "Das offenbare Geheimnis", "O mistério revelado".
   Admitindo e admirando o "oculto",  invisível e presente na matéria, o homem desenvolve novos órgãos superiores de percepção, a percepção espiritual.

João Carlos Avila

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

O MITO