São e salvo


As palavras "são" e  " "santo" se correspondem e têm a mesma origem etimológica. Por isso dizemos "São Paulo", "São João" e "Santo Antônio". Os chilenos dizem "Santiago", quer dizer "Santo Iago", derivado de "Santo Yacobo". Jakobus era o discípulo chamado por nós "Tiago" aquele que percorreu o conhecido "Caminho de São Tiago" na Espanha.
Fica aí bem clara a raíz comum a "são" e "santo", originariamente "sanus" e "sanctus", dois termos associados ao conceito de " saúde". Igualmente em francês "sain" e "santé", em alemão " heil" e "heilig", em inglês "heal" e "holy".
A partir dessas premissas compreendemos melhor o conceito teológico de  "Espírito Santo", a terceira pessoa da Santíssima Trindade, também presente no "Deus Pai", o Criador, no espaço, do que existe, e também no "Deus Filho", o  Espírito Sanante, o transformador, que impulsiona a evolução histórica no tempo.
Temos portanto primeiramente o Espírito Santo, criador, e agora o Espírito Sanante atuando sempre na sequência dos acontecimentos presentes, através de Cristo, evidentemente com a nossa participação humana.
Significa que agora o Homem pode chamar o Ser Superior e, com clara consciência, co-laborar para sanar e santificar o mundo magnífico que o acolhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva