RETALIAÇÃO
Retaliação é um termo corrente entre políticos que apelam para a vingança quando ofendidos por adversários.
O ciclo de retaliações se prolonga até que termine com a reconciliação . É a lei do "bateu, levou".
É um resquício da antiga prática prevista no Código de Hamurabi, primeiro Imperador babilônico. Um Império situado na Mesopotâmia ( mesos=entre, potamos=rio), uma região "Entre Rios", o Tigre e o Eufrates, correspondente ao atual Iraque e Kuwait, partes da Síria, Irã e Turquia.
Ali prosperou o Império Babilônico, sob Hamurabi, cuja obra mais importante foi o seu código de leis, o Código de Hamurabi, decisivo na unificação de diferentes povos que viriam a constituir o seu Império.
No Código de Hamurabi destaca-se a chamada Lei de Talião, incorporada também a outras culturas posteriores.
Talião é as vezes confundida com "talhão". Talho é um corte. Daí o verbo retalhar, recortar. A Lei de Talião,por sua vez, deriva do latim "lex talis", a lei do tal, do idêntico. O criminoso era condenado a uma pena tal e qual o ato cometido. Essa lei tem também a versão "Olho por olho, dente por dente."
Esse princípio estendeu-se a outras culturas e foi incorporado ao Antigo Testamento, no Levítico, 24,17-20 e no Deuteronômio, 19,21.
O Código de Hamurabi passou por transformações e aperfeiçoamentos até chegar ao atual Código Penal.
Mas a evolução continua e na Holanda e na Escandinávia surgiu um movimento de juristas adeptos do chamado "Abolicionismo Penal", uma forma de reduzir a criminalidade e esvaziar as prisões, como acontece com as cadeias holandesas, quase vazias, por falta de criminosos.
O Abolicionismo Penal talvez seja um caminho para um dia alcançarmos o "Perdoai os vossos inimigos, porque o Sol brilha sobre bons e maus e a chuva cai sobre justos e injustos." (Mt, 5,43)
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.- Leave your comment