PASSADO e PRESENTE
Para chegarmos até aqui, na atual Terra, o corpo celeste que nos abriga passou por três fases evolutivas anteriores, paralelas à nossa própria evolução como humanos.
Essa é a lógica: o ser humano é sempre constituído da mesma substância que compõe o mundo em que ele habita.
Falamos aqui portanto de quatro fases evolutivas, da Terra e do Homem.
Na primeira fase incorpora-se o elemento puramente calórico.
Consequentemente o Homem surge neste primeiro cenário, apenas como corpo físico. E do corpo físico apenas seu componente calórico.
Na segunda fase aquele corpo celeste, antes puramente calórico, evoluiu e pode então adicionar o elemento aérico à
sua natureza.
Consequentemente o ser humano também já estava apto a receber um indício, um germe de corpo etérico - vital.
Isso quer dizer que o ser humano prosseguia sua existência, agora como um corpo físico, calórico-aérico, permeado por um corpo etérico-vital, ainda em estágio germinal, em sua primeira manifestação, associado a um corpo físico já em sua segunda etapa evolutiva.
Na terceira fase que se seguiu o processo galgou mais um degrau nós dois níveis, no físico e no etérico, no calórico e no aéreo. De tal modo que o mundo de então podia agora assimilar algo remotamente equivalente ao líquido -aquoso, como o conhecemos hoje.
Por conseguinte o ser humano, naquele momento evolutivo, constituía-se de um corpo físico em seu terceiro estágio, de um corpo etérico em sua segunda aparição, em seu conjunto habilitados a receber um corpo astral, manifestado agora pela primeira vez, como sede de sentimentos, reações, instintos.
Só agora situamo-nos todos, nós humanos, na quarta manifestação da atual Terra, a qual abrange os quatro reinos da Natureza, o mineral, o vegetal, o animal e o humano, sendo este dotado de um corpo físico, de um corpo etérico, de um corpo astral e de um "eu".
A conquista do "eu" é o grande acontecimento nesta quarta fase Terra, graças à força crística atuante no mundo, e que possibilita o desenvolvimento do "eu" individual, livre e responsável.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.- Leave your comment