Adubação Biodinâmica
Adubação biodinâmica
A biodinâmica ensina que não se deve usar dejectos humanos como adubo para produzir alimentos.O esterco ideal é o dejecto animal, sobretudo o de animais ruminantes, poligástricos, e destes o esterco bovino, ou melhor o esterco de vaca, de preferência em fase de gestação.
Tudo isso pode parecer indicações arbitrárias.
Para uma visão ampliada pela Ciência Espiritual Antroposófica essas diretrizes ganham plena validade e encontram sua confirmação na prática diária.
Antroposofia é Ciência Espiritual eminentemente prática.
O ser humano é um ser individual, dotado de um
"eu", pessoal,exclusivo. Ele extrai do alimento as forças para nutrir o "eu".
Consequentemente o dejecto humano é empobrecido em forças germinaisl , em predisposição para o "eu", em alemão "Ich-Anlage". O animal, por sua vez, como não possui um eu individualizado, também não extrai tudo do alimento, quer dizer preserva no seu esterco uma predisposição para a individualidade.
Esse esterco, compostado e humificado com a ajuda dos preparados biodinâmicos, é então utilizado para vivificar o solo, e na sequência, vivificar a planta, ficando desse modo apta a atender as necessidades nutricionais e espirituais do homem.
Outra é a realidade vigente em países superpovoados, como por exemplo no Extremo Oriente. A alta densidade demográfica condiciona o uso intensivo de resíduos humanos na agricultura. A consequência é o surgimento de uma grande massa populacional pouco diferenciada e submissa a uma autoridade única, absoluta.
A situação se agrava quando o Extremo Oriente, premido pelas circunstâncias, é obrigado a suprir um grande contingente de pessoas e de animais com alimentos transgênicos produzidos em diferentes países do Ocidente, o que acarreta uma ainda mais grave padronização e uniformização genética dos consumidores, humanos e animais. Concomitantemente a uniformização favorece a manipulação de massa por parte de um dirigente máximo despótico.
Mais uma consequência negativa da uniformidade genética é a maior vulnerabilidade ao ataque de patógenos.
Aí entendemos a sequência de epidemias em curto espaço de tempo: peste suína, gripe aviária, coronavirus, novo coronavirus e novas mutações em curso, exigindo sempre novas vacinas e proteções artificiais.
A presente quarentena mundial é uma oportunidade única para a humanidade inteira introspectar-se e reformular conceitos e valores, incluindo aí a reeducação alimentar.
Concluindo com Rudolf Steiner: "A agricultura guarda uma íntima relaçao com todas as atividades do homem, sem exceção."
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.- Leave your comment