O Passado e o Presente


 O passado e o presente

   Quando à noite olhamos para o céu presenciamos o desenrolar de uma história. Quanto mais longe alcançar a nossa visão, tanto mais fundo mergulhamos no passado. O Sol, a nossa estrela do nosso sistema planetário, está apenas a 8 minutos e 18 segundos-luz distante de nós. A imagem que o Sol nos apresenta é a de 8 minutos e 18 segundos atrás, recentíssima. A estrela  alfa de centauro está à distância de 4 anos-luz,
e a estrela Sírius, aos nossos olhos a mais brilhante do céu noturno, dista 8 anos-luz de nós. A sua luz, ou a  imagem que chega até nós, re-vela a realidade de Sírius há 8 anos atrás, do ano de 2004, não de 2012.

   Avançando Universo adentro, visualizamos mais e mais fatos do passado longínquo. A estrela accrux ( Alpha Crucis) ao pé do Cruzeiro do Sul, situa-se a 320 anos-luz da Terra. Dirigimos  o olhar ao pé da Cruz do Sul e assistimos a uma realidade acontecida em 1692.

   Quando olhamos nossos planetas vizinhos vemos o presente. O céu de estrelas fixas é passado, mais longe e mais remoto. Até mesmo estrelas que não mais existem em seu lugar de origem podem ainda existir  para nós pelos seus efeitos. Morreram ou estão vivas?

   Difícil responder.

   Guardemos o enigma.




Comentários

  1. Realmente uma perspectiva excepcional do tempo x realidade. Adorei o seu post dindinho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário.- Leave your comment

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

O MITO