A TERCEIRA FALÊNCIA

       Tal como a Alemanha nazista na II Guerra Mundial e   a URSS no pós-guerra, também a Rússia atual investe cada vez mais na indústria bélica, em prejuízo de investimentos sociais em benefício do povo. O argumento é que o Estado deve investir na indústria de guerra para criar empregos,  absorver a mão-de-obra disponível e produzir maia e mais material bélico,  fazendo crescer o PIB.  
       Neste ano a economia de guerra russa vai consumir 40% do orçamento. Para o próximo ano a previsão é chegar a 60%.  Como já dizia o grande ecologista José Lutzenberger: a contabilidade nunca subtrai. Só soma. Soma também prejuízos.
       Eis a lógica invertida. A Rússia investe em guerra para invadir, desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, implantando em seu próprio país o mesmo modelo nazi-fascista baseado em Keynes.É o chamado "Keynesianismo militar." Priorizar o militar em detrimento do social.
       O modelo nazi-fascista alemão faliu em 1945  O modelo nazi-fascista russo -soviético faliu em 1991.

       Putin, com base em sua miopia estratégica, segue o memo modelo nazi-soviético, na esperança  de assim  reerguer a pré-falimentar economia russa.
       Desde já podemos vislumbrar a próxima falência  do modelo nazi-fascista russo-putiniano,  perversamente imposto ao já tão sacrificado povo russo.
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva