AVALIAÇÔES

 Na Ciência e na Arte da Administração um dado importante são as avaliações que o Administrador precisa fazer para pautar suas ações.

       Para avaliar corretamente ele se serve de dados concretos à sua disposição. O processo decisório é  fundamentado em informações. 

       Contudo existe uma dimensão sutil que extrapola o simplesmente palpável. É uma zona cinza em que o Administrador se move  sem nenhum apoio nos fatos concretos. Essa habilidade faz do Administrador um artista do gerenciamento. Ele sabe fazer as avaliações corretas.

       No momento atual temos no cenário dois atores amadorísticos fazendo avaliações absurdas que resultam em grande perdas para seus povos. Trata-se de Putin e Netaniahu. Os dois têm tudo em comum           Fanatizados  e obcecados por seus planos mirabolantes de grandeza. Ambos não conseguem ver a realidade como ela é. Vêem-na como ela deveria ser, segundo eles próprios.

       Ambos  cometem dois erros opostos. De um lado superestimam as suas próprias forças, por outra lado subestimam o poder do adversário. O resultado é que as duas iniciativas de guerra, a russo-ucraniana e a árabe-israelense, já se arrastam por um  e por 2,5 anos, com tendência a estender-se bem mais.

       Na Rússia a população sente no próprio território, pela     primeira vez, as consequências do delírio putiniano de reconstituir o antigo império czarista-soviético.

       Netaniahu, igualmente, vive inebriado pela ilusão de reconstituir o antigo país da Bíblia.

       Ambos pretendem reconstruir o passado, custe o que custar.  Ambos estão com suas economias declinantes. Pela primeira vez as guerras acontecem dentro de seu território e consomem recursos. A asfixia ameaça os dois.  Ambos compartilham a mesma convicção religiosa.

       Um é líder do Partido Ortodoxo Likud.

       O outro é o líder ungido pela Igreja Ortodoxa Russa.

       Qualquer Ortodoxia engessante é incompatível com uma estratégia que pretenda avançar ao encontro do futuro.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva