Os elementos químicos
Os elementos químicos
Os 92 elementos são as unidades que compõem toda a matéria natural existente. Como tal eles constituem o espiritual em sua manifestação sensível. A Física afirma que matéria é energia condensada (E=mc²). A Ciência Espiritual vê matéria como parte do mundo espiritual, como sua expressão física. Os elementos que compõem a Tabela Periódica e formam as substâncias representam os seres não vivos que ficaram para trás na evolução, ficaram estacionados na primeira fase da evolução da Terra, no chamado Antigo Saturno, quando nosso mundo se constituía de apenas algo calórico, ou seja, uma pura energia ainda não dotada de vida. São os seres que não evoluíram e continuaram impossibilitados de receber um corpo de vida, um corpo etérico, próprio do reino imediatamente superior, o vegetal, o qual por sua vez se nutre de minerais e os organiza como ser vivo, capaz de crescer, florescer, frutificar, reproduzir-se...
Os elementos constituem, portanto, a base da existência física.
Para alguns autores, há cerca de 15 bilhões de anos atrás, num momento de máxima contração, compactação, densidade e temperatura, a matéria explodiu e nosso Universo (re)iniciou o processo de expansão e a relação tempo-espaço, que continua até hoje, desencadeado pela Grande Explosão.
Logo após a explosão, na idade entre 10-33 e 10-32 segundos, o raio do Universo cresceu de 3 x 10-27 m para 0,1 m , ou seja numa fração de segundo o Universo passou a ter 10 cm de raio, cumprindo uma fase de expansão inflacionária conforme a chamada “curva sigmóide”, a curva universal do crescimento.
A expansão continuou e poucas frações de segundo depois, com a idade de 10-6 (um milionésimo de segundo), já com um raio de 300 metros e uma temperatura de 1012 K (um trilhão de graus Kelvin), estabilizam-se prótons e nêutrons, iniciando-se aí a “nucleogênese”, quer dizer criam-se as condições para a formação da matéria. Logo depois com a idade de 10-3 s (um milésimo de segundo), nosso Universo já apresenta um raio de 300 km e aí estabilizam - se os núcleos de hidrogênio (H). Com 10 segundos de vida o Universo alcança 3 milhões de km de raio. Neste momento estabilizam-se os eléctrons. Um minuto e meio depois, no centésimo segundo, estabilizam-se os núcleos de hélio (He), o segundo elemento da Tabela Periódica, contendo 2 prótons e 2 nêutrons; a temperatura baixa para 1,5 x 109 K (um bilhão e meio de K).
O tempo passa, a expansão continua, o raio cresce para 6,6 x 1021 metros , a densidade baixa e a temperatura cai para 3000 K, quando o Universo alcança a idade de 800.000 anos. Nestas condições os núcleos capturam eléctrons e formam-se os primeiros átomos de hidrogênio e hélio (H e He) e as primeiras moléculas de hidrogênio (H2). Aí o Universo deixa de ser opaco, tornando-se transparente para a luz, e constituindo-se de H (74%), He (26%) , e diminutas quantidades de lítio (Li) e berilo (Be), os quatro primeiros elementos da Tabela Periódica, composição muito parecida com a do atual Sol.
Com o progressivo resfriamento a matéria forma imensas nuvens de gás que mais tarde entram em colapso gravitacional e originam as primeiras estrelas, que depois viriam a formar grandes galáxias e aglomerados. Calcula-se que o Universo tenha hoje 100 bilhões de galáxias. Nossa galáxia, a Via Láctea, formou-se 5 bilhões de anos depois. Ela tem aproximadamente 8 bilhões de anos de idade, 100 bilhões de estrelas e um diâmetro de 100 mil anos-luz, inserida num Universo em expansão, apresentando hoje um raio de 15 bilhões de anos-luz.
Num braço periférico da Via Láctea situa-se nosso Sistema Solar, formando-se há 4,6 bilhões de anos. (Dados extraídos de “Decifrando a Terra”, Wilson Teixeira et al, Oficina de Textos, 2000).
Uma hipótese é que a estrela, como um buraco negro, ao colapsar e alcançar o máximo de compactação,explode e gera uma nova ou uma super-nova estrela, recapitulando o ciclo do Universo, em conformidade com a Lei Básica Biogenética de Haeckel: “A ontogenia recapitula a filogenia”, quer dizer, a metamorfose de um indivíduo reconstitui a evolução da espécie.
Distante 30.000 anos-luz do centro da galáxia e 8 minutos e 18 segundos-luz do Sol situa-se a nossa Terra, com os 92 elementos que a constituem.
O hidrogênio é o primeiro, o proto-elemento, de número atômico 1 e massa atômica 1, o mais simples, apto a originar todos os outros. É o principal constituinte das estrelas em geral, inclusive do Sol, onde 4 núcleos de hidrogênio se fundem para formar o hélio, o segundo elemento da Tabela, de número atômico 2, e massa 4. Essa fusão nuclear é responsável pela liberação de calor e luz, a energia solar que gera e mantém a vida na Terra.
Logo depois do lítio e do berilo (Li e Be) temos o quinto elemento, o boro (B), de número atômico 5, muito importante na nutrição vegetal. E logo em seguida o carbono (C), de número 6, o nitrogênio (N), de número 7, e o oxigênio, de número 8, integrantes da proteína.
João Carlos Avila
Tel: 55 (19) 8307-2233
Oi professor Ávila, foi um grande prazer ter assistido a sua aula e ter passado momentos na sua presença, que trás muita luz e incentivo nos estudos da ciência espiritual. Conforme conversamos trabalharei para sua vinda a Pirassununga,para dar oportunidade ao nosso pessoal também, logo transmito-lhe notícias.
ResponderExcluirUm grande abraço, Marcela
Olá Marcela, agradeço seu carinho no comentário. Me passe seu email para seguirmos em contato e viabilizar esse encontro.
ExcluirAproveito para convidá-la a participar da próxima turma do curso online Biodinâmica: Uma Visão. Se você quer aprender a Biodinâmica de forma completa, esse é o melhor curso online no Brasil atualmente.
Acesse o link para mais informações: https://go.hotmart.com/I63482142B
Te vejo lá! Abraços fraternos!