AFEGANISTÃO
Há 60 anos atrás, quando iniciei o estudo da língua russa, aprendi no curso que a Rússia jamais havia perdido uma guerra em toda sua longa história.
A referência eram as vitoriosas conquistas territoriais empreendidas pelos sucessivos Imperadores.
Acrescentava-se ainda a heróica derrota imposta às temíveis tropas de Napoleão, em 1812. O exército francês voltou para Paris com apenas 1/10 do contingente inicial.
Outra façanha militar foi a Revolução Bolchevique de 1917, seguida da vitória de Lenin e Trotsky na Guerra Civil de 1917 a 1921.
Sob Stalin a Rússia se reestruturou e se expandiu, anexando outras regiões com o nome de União Soviética.
As quatro regiões originais cresceram até congregarem ao todo 15 Repúblicas Socialistas, sob a égide da Rússia.
Em 1940 a URSS registrou uma árdua vitória contra a Finlândia na Guerra de Inverno.
Na ll Guerra Mundial a URSS(Rússia) estaria fadada a sair derrotada, visto que , em 23 de agosto de 1939, assinara o Pacto Germano - Soviético (Ribbentrop-Lomotov), selando assim sua aliança com a Alemanha nazista.
No dia 1° de setembro, como previsto no Pacto, a Alemanha nazista invadiu a Polônia de um lado, no dia 17 a URSS socialista invadiu do outro, e ambas, aliadas, ocuparam o país polonês, dando início à ll Guerra Mundial.
A aliança nazi-soviética permaneceu firme.
No dia 21 de junho de 1941, a URSS enviou à Alemanha um comboio com dezenas de vagões carregados de trigo, da melhor qualidade, produzido nas férteis Terras Pretas (tchernozem, Чернозём) do leste ucraniano.
No dia seguinte, 22 de junho de 1941, traiçoeiramente, os nazistas invadiram a URSS.
Era a Operação Barbarossa, a mais desastrada operação militar que resultaria na vitória soviética de Stalingrado em 1943 e na gloriosa conquista de Berlim, em maio de 1945.
Tudo isso graças à magistral competência do maior estrategista russo, o Marechal Zhukov (Жуков), providencialmente poupado dos terríveis expurgos da década de 30.
A Grande Vitória é ainda hoje solenemente celebrada anualmente, na Praça Vermelha, no dia 9 de maio.
Nas décadas seguintes a Guerra Fria URSSxEUA manteve o mundo em constante suspense, até 1991.
A par do heroísmo sempre demonstrado pelo valoroso soldado russo, contudo, a bem da verdade, somos obrigados a reconhecer as lamentáveis falhas cometidas pela cúpula, em algumas ocasiões.
Em 1905 o Exército Imperial de Nicolau ll foi fragorosamente derrotado pelo pequenino Japão, o que por sorte, resultou no fortalecimento dos movimentos populares revolucionários
Apesar da impiedosa repressão czarista, os moderados mencheviques e os radicais bolcheviques triunfaram, em fevereiro e em outubro de 1917.
A primeira medida sensata dos radicais vitoriosos foi reconhecer a derrota para a Alemanha e retirar-se da l Guerra Mundial, para concentrar esforços na reconstrução do país.
Infelizmente seguiu-se a Guerra Civil Russa, russos brancos contra russos vermelhos.
Um dos dois lados, ambos russos, haveria de vencer.
Após quatro anos de luta a vitória coube aos vermelhos.
Constituiu-se então a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, pautada no marxismo, abolindo -se toda propriedade privada, num bloco monolítico de poder e o ateísmo como que alçado à condição de religião oficial do Estado materialista.
A despeito de várias contradições o sistema se manteve forte durante sete décadas, com ênfase na indústria bélica, e em prejuízo das condições de vida dos cidadãos. A guerra prevalecia sobre a paz.
O país das desigualdades era um mau exemplo de modelo socialista igualitário que se expandia a ferro e fogo 🔥, ganhando adeptos muito além de suas fronteiras.
Afinal a fragilidade do esquema ficou patente na Guerra do Afeganistão (1979-1989).
Com seus formidáveis blindados, caças supersônicos e grande contingente a potência nuclear invadiu o humilde Afeganistão.
Os pobres guerrilheiros, apoiados por ricas potências ocidentais, derrotaram os invasores.
O alto custo daquela louca aventura foi determinante no colapso da URSS (СССР) em 1991.
Depois do Muro de Berlim essa foi a primeira derrota do Internacional Socialismo Marxista.
Outras se seguirão.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.- Leave your comment