A CHINA

               A milenar cultura chinesa tem a vantagem de ser muito antiga. Já teve várias dinastias à frente de seu Império. É o Centro do Mundo, segundo os chineses. Atravessou ciclos de prosperidade e de miséria, e sobreviveu.

              No século XlX foi vítima do Império Britânico. Enfraqueceu-se ao máximo como usuária do ópio, introduzida pelos britânicos.

              Sobreviveu aos britânicos e à Guerra Civil, conduzida vitoriosamente por Mao-tse- Tung (Mao- tse- Dong), o qual permaneceu no continente, fundando a China Continental, capital Pequim (Beijing). A facção derrotada, sob Chiang - kai - Chek, estabeleceu-se na Ilha de Formosa, uma colônia portuguesa, com nome  português, A Ilha Formosa, capital Taipé, emancipu-se , rebatizou-se de Taiwan, e progrediu rapidamente, sob um regime livre e democrático, ao passo que a China Continental, sob o tacão de Mao-tse-Tung, permaneceu na miséria, sob um regime totalitário nos moldes marxistas.

              50 milhões de chineses foram sacrificados, em nome da justiça social.

              Finalmente, após 30 anos de terror maoísta, morre Mao, mau por natureza, por morte natural.

              Sobe ao poder o seu antônimo, Deng - xiao- Ping,  cuja primeira providência é abrir o país para o mundo, para o capital, a tecnologia e as empresas ocidentais. Não mais vigorava na China o fantasma do perverso ocidente. Pelo contrário.  Para Deng não importava se "o gato é branco, preto ou rajado. O importante é que ele coma rato."

              Quanta sabedoria do milenar chinês.

              Após 30 anos de martírio maoísta, seguem-se 30 anos de liberdade e prosperidade.

              Bastou uma palavra mágica: LIBERDADE, seguida de criatividade, inspiração, inventiva, inovação etc.

              O perigo é de a China ser também mordida pala mosca azul e inventar de substituir o Império Americano pelo Império Chinês. Quer dizer, ocupar o espaço vazio deixado pelos americanos: África, Ásia, Groenlândia, Europa, Panamá, Oceania, Canadá, México,  América Central e América do Sul.

              Se os critérios forem os mesmos a China se condenará ao mesmo declínio que atingiu o Império Turco, o Império  Britânico e atinge agora o Império Yankee, a bola da vez.


              Poderá a milenar cultura chinesa ser diferente?

              A História responderá.













 Poderá 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

A PALESTINA

Solstício e Equinócio