EXPLICAÇÕES
Em meio a tantos absurdos acontecendo estes dias na Palestina, assistimos diariamente a longas argumentações desfiadas nos meios de comunicação para explicar ou justificar o genocídio praticado em Gaza pelo governo de Israel.
Contudo argumentos brilhantes não mudam a lrealidade. No final a Verdade se impõe a despeito dos mais rebuscados raciocínios.
A Verdade inconteste é que o povo judeu vinha sendo a vítima de perseguições de toda espécie.
São duas palavras-chave: vítima e perseguição.
A psicologia moderna já reconhece que a vitimização sempre desencadeia uma série de ações persecutórias contra a própria vítima. o injustiçado e o incompreendido.
Pedagogicamente o terapeuta conduz o seu cliente de modo a superar a necessidade compulsiva de se vitimizar. Uma vez curado da obsessão de se apresentar como o injustiçado e o incompreendido, o paciente estará apto a assumir seu destino em suas próprias mãos. Deixará de ser um joguete das circunstâncias aleatórias.
A solução final do problema judaico, proposta por Hitler, não solucionou nada.
Da mesma forma a solução final do problema palestino, proposta por Netaniahu.
Enquanto houver vitimizados haverá vitimizadores.
O último holocausto aconteceu durante a ll Guerra Mundial, de 1939 a 1945. Desde então duas tendências bem nítidas despontam entre os judeus: os israelitas e os israelenses. Qual é a diferença?
Os israelitas permanecem na diáspora, paulatinamente integrando-se, miscigenando-se e fecundando as diferentes culturas que os acolheram. Hoje, 80 anos depois, não se encontra mais um jovem israelita discriminado. Não acontecem mais pogroms.
Bem diferente é a realidade dos israelenses. Estes estão continuamente expostos ao terrorismo, e respondem com terrorismo. "Olho por olho."
E o drama se perpetua. Jamais se encontra a solução final. Encontram-se soluções paliativas que se perenizam.
E se Netaniahu for bem sucedido, estará apto para o quinto mandato. E o Poder Judiciário estará inepto para julgar seus crimes de corrupção imobiliária.
E assim será, até que a velharia passe e entregue o poder a uma nova geração, esclarecida e laica.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.- Leave your comment