ISOLAMENTO TRIBAL
As culturas pré -cristās eram politeístas, pagãs e tribais. Viviam em guerra e formavam inpérios que se sucediam uns aos outros.
Para a evolução da humanidade era essa uma situação insustentável a ser superada em algum momento
No seio de tantas culturas pagãs, politeístas, formou -se na Terra de Canaã um povo diferenciado, sensato, monoteísta, com a sublime missão de trazer ao mundo o Messias Salvador, que imprimiria à marcha evolutiva da Terra e do Homem um impulso renovador.
Era o Povo Hebreu, descendente de Abraão, escolhido para cumprir essa missão, subdividida em três aspectos: o monoteísmo, o pensar claro, o Messianismo.Após a virada dos tempos, dos anos 30 ao 33 de nossa era, manifesta -se na Terra Santa o Messias esperado, culminando com a paixão,morte, ressurreiçāo e ascensão aos Céus.
Pelo feito de Cristo imprimiu-se no etérico da Terra um impulso que atua continuamente, accessível a qualquer pessoa que busque sintonizar-se com essa força.
A maioria na época aderiu à Boa Nova, à Nova Aliança.
Uma minoria, a classe dominante no Templo, permaneceu fiel ao passado, ao Antigo Testamento. Essa minoria espalhou-se pelo mundo, estabelecendo-se em diferentes lugares, formando comunidades fechadas, unidas, exclusivas, permanentemente hostilizadas pelos povos vizinhos.
A perseguição aos judeus alcançou o seu máximo no século XX, no Holocausto de 1933 a 1945.
A partir de 1945 iniciou-se uma nova era na História do Povo Hebreu (judeu, israelita). Desde 1945 não ocorreu mais nenhum holocausto para os israelitas, integrados às respectivas culturas que os recebiam.
Contudo apenas para essa metade do povo judaico.
A outra metade optou por seguir a ideologia sionista e emigrou para a Palestina, com o firme propósito de fundar o Estado de Israel, exclusivo, e ali criar as condições ideais para o advento do Messias.
Por decisão equivocada da ONU a Palestina foi dividida em duas partes, uma para cada etnia.
Estava lançada a semente da discórdia.
Desde 1948 as duas etnias estão em guerra permanente, intensificando -se o conflito em escala crescente.
E assim continuará, até que um dia, os dois lados, cansados de guerra, sentar-se-ão numa mesa e selarão a paz.
Aí os dois povos poderão exercitar a mais importante virtude do nosso tempo:a tolerância.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.- Leave your comment