O BEM E O MAL

 

      A sabedoria popular traduz uma verdade : Há males que vêm para o bem.

       Na ótica histórica poderíamos arriscar uma afirmação mais ousada: Todo  o  Mal conduz para o Bem.

   Segundo Emil Bock a História dos Homens é um reflexo da História dos Deuses.

   Esse drama humano-espiritual está descrito na obra de Rudolf Steiner "A Ciência Oculta".

   Segundo a pesquisa de Steiner a evolução da Terra e do Homem vinha seguindo um curso ,digamos, regular, onde as diversas hierarquias superiores atuavam harmoniosamente.

   Na terceira fase da evolução, na chamada Antiga Lua, em dado momento alguns seres hierárquicos elevados  se rebelaram e, por assim dizer, passaram para o outro lado, com a missão de trazer o Mal  ao mundo e impedir um evolver normal.

   Agora, na quarta fase da evolução, na atual Terra própriamente dita, a Humanidade vê-se continuamente exposta a influências negativas. Se o Ser Humano quiser,  ele pode deixar-se influenciar por Forças Adversas e atuar contra a evolução. Por livre e espontânea vontade o Homem opta por trabalhar a favor da evolução ou contra a evoluçao.

   O Homem só tem o mérito do acerto se ele tem a opção do erro. O Homem é livre para fazer as suas escolhas. Ele deve sua opção de errar aos   seres adversos, luciféricos, arimânicos, asúricos.

   Entendendo assim a missão cósmica dos seres do Mal, o Homem verdadeiramente livre não desenvolve, por assim dizer, uma aversão, ou mesmo um ódio por esses seres. Desenvolve sim uma compaixão ao reconhecer quão penosa é a missão que lhes cabe cumprir.

   Seu sofrimento maior é não ter  acesso ao Cristo. Dedicam-se, integralmente,  a trazer o Mal ao mundo, ora acorrentando o Homem exclusivamente à matéria, ora alienando-o  da realidade terrena.

   Não quer isso dizer que as Forças do Mal estejam irremediavelmente condenadas a,  para sempre, servir ao Mal.

   É justamente aí  que o Ser Humano se insere como a décima hierarquia, igualmente espiritual e carnal. O Ser Humano, quer dizer, a Humanidade, nós todos, participamos dos dois mundos. Somos todos uma hierarquia espiritual, encarnada temporariamente num corpo físico. Somos a única hierarquia  cidadã de dois mundos. Temos os pés na Terra e a cabeça nas  Estrelas.

   À medida em que o Homem se deixa inspirar pelas sublimes hierarquias do Bem e supera as tentações do Mal, e conquista a Liberdade, aí o Mal em si , gradativamente, torna-se supérfluo. Ele não será mais necessário. O Homem é livre. A Verdade libertadora sai vitoriosa. Os seres do Mal terão cumprido sua nobre e penosa missão, e podem, a partir de já, paulatinamente, retornar ao seio da Divindade de onde  saíram.

   Assim como as Nove Hierarquias têm, cada uma , a sua nobre  missão, assim também a Décima Hierarquia, nós,  Humanos, criados à imagem do Criador, se assim o quisermos, assumimos a nobilíssima tarefa de:

                        "Fundar na Terra o Reino da Liberdade."


   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

ADMINISTRAÇÂO