ALEXANDRE NEVSKY

      ALEXANDRE NEVSKY

     Embora tenha sido um príncipe, e posteriormente  santificado,  Alexandre Nevsky vivia como um pacato pescador, no Rio Neva. Daí o seu nome Nevsky.

       Alexandre, ao mesmo tempo, revelou-se um bravo guerreiro conduzindo o seu povo rus na guerra contra os invasores suecos, no século Xlll. Após a vitória retornou à sua aldeia de pescadores.

      Três séculos antes seu povo fora convertido ao Cristianismo grego.  Mas agora, 1242, surgem os cruzados alemães representados pelos Cavaleiros Teutônicos. Invadem a Rus para levar-lhes o Cristianismo romano.

       Mais uma vez Alexandre é  chamado para repetir a façanha e assumir a liderança contra os novos invasores. Aceita o desafio e segue sua segunda vocação como astucioso estrategista. Assume o comando de seu povo rude e simples e alcança a vitória contra os muito bem armados Teutônicos, na memorável "Batalha sobre o Gelo."

       Em pleno inverno, sobre o lago congelado, trava-se a heróica batalha, no corpo a corpo.

       O povo rus sai vitorioso. Sobre a capa de gelo jazem os muitos corpos, dos dois lados.

       E a jovem Natasha, valorosa guerreira, sobrevive. E no branco silêncio do lago congelado, Natasha caminha, lentamente, entre os corpos. E canta a bela ária imortalizada na música de Prokofief.

       A cantata  é a justa homenagem aos autênticos heróis de então.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva