OS PREPARADOS

 OS PREPARADOS


       No campo da agronomia os preparados biodinâmicos apresentam-se como a maior invenção do século XX. Estamos ainda longe de captar toda sua abrangência como biocatalisadores enzimáticos dos sutis processos que ocorrem no solo e na planta.

       Esse é o aspecto interessante no tema "preparados" Devido à sua amplitude a atual e as futuras gerações terão suficiente matéria para estudar, pesquisar e surpreender-se com os resultados.

       São oito preparados para o solo, a planta e o composto. Simples assim.

       A apresentação dos preparados aos agricultores aconteceu há 100 anos, em Koberwitz, Alemanha. Agora já é um século de experiências, estudos , pesquiss, teses, em torno desse tema. E ainda estamos engatinhando nessa área.

       Muito oportunamente a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica convidou o Dr. Erdmut Hoerner, biólogo e pesquisador universitário alemão, um profundo estudioso dos preparados, a dar um curso intensivo de quatro dias sobre essa especialidade.

       Dr. Hoerner aceitou o convite, porém, com uma restrição. Não viria dar um curso sobre preparados, e sim sobre um preparado, o preparado 500, o chifre-esterco. Foram quatro dias integrais para aprofundar, na medida do possível, o tema  chifre-esterco.

       Do total de quatro dias Dr. Hoerner reservou uma hora para tratar do problema da silagem. Chegou ao detalhe de demonstrar os danos provocados pela silagem às vilosidades intestinais. em ruminantes.

       No Curso Agrícola R. Steiner refere-se ao problema em poucas  palavras: "Conservação de forrageiras por acidulação é monstruosamente prejudicial." Ungeheuer schädlich.

       Eu particularmente também interessei-me pelo assunto  e,por fim, compreendi a afirmação de Steiner. Se o gado é ruminante ele tem que ruminar. Daí a importância do pasto, o volumoso, fibroso, para estimular fisicamente  os movimentos peristálticos do rúmen. O silo é uma câmara de fermentação lática, anaeróbica, semelhante ao rúmen. Portanto silagem funciona como uma pré-ruminação. Consequentemente a ruminação em si fica prejudicada, torna-se supérflua. O ruminante não precisa ruminar e frustra-se  em seu metabolismo.

       Nos países mais  " adiantados", do primeiro mundo, já existe uma tendência a transformar o gado ruminante em monogástrico, na contramão da evolução. Eis o perigo. Essa tendência já chegou ao Brasil através de Instituições Oficiais de Pesquisa.

         A afirmação de Steiner levou décadas  para ser compreendida.

       Em 1997, quando visitei a Fazenda Dottenfelderhof, perguntei ao veterinário:

       -- Vocês ainda usam silagem no arraçoamento do gado.?

       -- Não, abolimos a silagem no ano passado. Estávamos perdendo a concorrência no mercado.

       Em 2005 visitei a Fazenda Rengodhausen. Fiz a mesma pergunta. Eis a resposta:

       -- Este é o último ano que usamos. As vacas adoecem.

       Foi mais um exemplo de  como uma frase do Curso Agrícola pode passar 80 anos despercebida ou incompreendida.

       Agora, em 2024, celebramos o centenário da Biodinâmica e reunimos forças para um novo século de aprofundamentos e descobertas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

ADMINISTRAÇÂO