O KARMA
O KARMA
Karma, ou Carma, é uma palavra de origem indiana que significa "ação".
Para entender bem o conceito de Karma é preciso primeiro entender o conceito de "reencarnação."
Neste terreno pantanoso das crenças e descrenças existem mil variações. Destaquemos aqui três crenças que predominam para a maioria das pessoas:
1)ATEÍSMO- é a crença absoluta na matéria como única realidade possível. Acredita, única e exclusivamente, na realidade sensível transmitida pelos órgãos sensoriais. O teísta é a pessoa que acredita na existência de Deus. O ateista, da mesma forma, é aquela pessoa religiosa que acredita piamente na inexistência de Deus. E pauta a sua vida disciplinadamente segundo sua religião. Para o ateu só existe uma forma de vida,sensória, que começa ao nascer e termina ao morrer. Quer dizer, o ser humano jamais existiu antes do nascimento e jamais existirá após a morte.
Isso significa que a pessoa , durante a vida, poderá praticar toda sorte de ações, malignas ou não, e responderá por seus atos perante a justiça dos homens.
Por suas boas ações receberá as recompensas em tempo hábil. Para isso ele deve esforçar-se por realizar o máximo de boas ações, enquanto é tempo.
Esse tipo de religião, gera uma certa ansiedade, pois ninguém sabe o seu dia e a sua hora.
A religião atéia é a adotada pela maioria dos socialistas comunistas, seguidores do materialismo histórico, inaugurado por Karl Marx no século XlX, e adotada como religião oficial do regime soviético durante 70 anos. Na Universidade de Moscou havia uma cadeira , uma cátedra de ateísmo para quem quisesse especializar-se no ramo.
2)TEÍSMO- é uma modalidade de religião que acredita piamente na existência de Deus, embora não consiga prová-lo cientificamente. Tal como o ateista , ele apenas acredita , mas não prova. Várias religiões vigentes hoje no mundo adotam a linha teísta. Por exemplo o catolicismo romano, o ortodoxo russo, o protestantismo, o judaísmo, o islamismo, o pentecostismo.
Essas religiões acreditam que o Ser Humano jamais existiu antes de nascer, começa a existir ao nascer, vive uma vida, curta ou longa, comete boas e más ações, morre e vai para a vida eterna, " post mortem." O Ser Humano, que jamais existiu antes, tendo uma vez nascido, viverá eternamente.
Abrem-se aí para o Homem três possibilidades:
A) Se ele viveu uma vida terrena sem pecado, irá diretamente para o Paraíso. para desfrutar de suas delícias.
B)Se ele cometeu alguns pecados perdoáveis ele vai primeiro para o Purgatório, para purgar e arrepender-se das falhas cometidas e não compensadas em vida. Só então estará apto a ingressar no Paraíso.
C) Se ele viveu uma existência pecaminosa, tendo cometido um ou vários pecados mortais, não perdoados, ele irá direto para o inferno, onde ele experimentará, para todo o sempre, o eterno fogo que queima e requeima.
3) REENCARCIONISMO- é uma terceira modalidade de religião que acredita , piamente, na eternidade nos dois sentidos, para trás e para frente. Nessa linha de raciocínio o Ser Humano já existia antes.
Para renascer na Terra, ele escolhe, antecipadamente, o pai , a mãe, o lugar , a época, as circunstâncias, em comum acordo com seu Anjo da Guarda, segundo as suas necessidades de aprimoramento. Aí ele nasce, renato, para uma nova vida plena de oportunidades para reparar faltas passadas e adquirir novas virtudes, se ele quiser. Fica a critério de cada um escolher o caminho a seguir, em sintonia com o seu Anjo , ou em distonia com os desígnios superiores da existência. Ele o faz tudo por livre escolha. Ele arca com as consequências e colhe os frutos, doces ou amargos.
Após uma passagem pelo Purgatório, a Entidade Humana permanece um novo longo período no mundo espiritual, capacitando-se para uma nova existência terrena futura.
O Cristianismo, na visão antroposófica, é uma religião reencarcionista.
Para maiores esclarecimentos sugiro ler a obra de Rudolf Frieling, discípulo de Rudolf Steiner. intitulada "Christentum und Wiederverkörperung", inédita em português.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.- Leave your comment