IDEOLOGIAS

    IDEOLOGIAS

   A ideologia, qualquer que seja ela, é a arte de transformar uma realidade factual em ficção mirabolante, num passe de mágica.

   É a magia tenebrosa, dominada por certos salvadores de pátrias. São os magos oportunistas, peritos em criar sociedades pobres a partir da abundância.

   Por ordem cronológica:

   1) Stalin -- Assumiu o comando de um imenso império, a URSS, quer dizer a Rússia, ampliada por meia dúzia de repúblicas soviéticas.

   O expansionismo stalinista se firmou com a anexação de mais nove repúblicas, somando ao todo quinze Repúblicas Socialistas, sob a égide da Rússia.

   Após trinta anos de domínio absoluto Stalin terminou seus dias, melancolicamente, caído no chão, fechado em seu quarto, no qual, durante horas, ninguém ousava arrombar a porta, nem para atestar o óbito.

   1991 marcou o fim do pesadelo soviético, um colossal império, possuidor de imensas riquezas naturais e terras férteis, a famosa Terra Preta, o tchernoziom.

   2) Hitler -- Começou em Viena com pretensões artísticas de pintor, o que lhe valeu as primeiras frustrações.

   Continuou como cabo na l Guerra Mundial. A derrota e as humilhações de Versalhes lhe trouxeram mais frustrações.

   Envolveu--se em movimentos sociais, e por fim criou o seu próprio nacional-socialismo, o NAZI. Conquistou o poder , e em seis anos , de 1933 a 1939, realizou a proeza de transformar um país destroçado pela guerra numa potência militar capaz de encarar uma nova guerra mundial. Todo aquele milagre econômico alcançado em seis anos resultou na Alemanha arrasada em maio de 1945. 

   Foi mais uma vítima da ideologia.

   3) Peron -- graças ao seu populismo contagiante conseguiu a proeza de transformar a Argentina, um dos mais prósperos países do século XX,  num lamentável país nas mãos de seus sucessores peronistas.

   4) Getúlio Vargas -- Após governar por 19 anos (15+4) um país detentor dos mais valiosos fatores de prosperidade, Getúlio deixou um país precário para seus sucessores, um deles JK, o próximo da lista.

   5) JK - outro grande populista, dotado de fluente retórica, teve a infeliz idéia de inventar uma nova capital no Brasil central, longe de tudo, transportando material de construção por avião, e imprimindo dinheiro inflacionário para cobrir o rombo nas contas públicas.

   6) Lula -- Estando  no quinto mandato pelo PT, consegue agora calar-se , sem saber o que fazer para sair da sinuca de bico em que se meteu. Ele e seu povo, quer dizer nós, que pagamos  imposto para sustentar 39 ministérios. E ainda apoia Cuba, Venezuela, Rússia,  China, e outros mais.

   7) Putin -- Herdeiro do mais extenso país do mundo, possuidor de imensas riquezas naturais,, tenta agora desesperadamente conquistar mais terra, mais solo fértil, o tchernoziom, e mais sub-solo rico no leste da Ucrânia. E ainda pretendia conquistar a Ucrânia inteira e mais 44 milhões de pessoas para ele povoar a Sibéria vazia. O resultado da guerra insana será o esfacelamento do Império e a onda de emancipações e perda das antigas  colônias anexadas pelo Império Czarista. 

    Após 2,5 anos de uma simples Operação Militar Especial Putin realiza o prodígio de deixar para o seu povo e para o povo ucraniano o legado de duas economias arrasadas.

   Os poucos exemplos citados acima são protótipos de tantos outros, com destaque para pelo menos três: Netaniahu, Chaves e Maduro.

   Esse ultimo então, de tão maduro, entrou em senescência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

A lógica reprodutiva