O OSSO

  O OSSO

     Quando ainda não existiam adubos químicos minerais sintéticos hidrossolúveis foi o osso animal, na forma de pó de osso, obtido em abatedouros, o primeiro fertilizante usado como fonte de fósforo.

   Da série de macronutrientes NPK, o fósforo é o P, o segundo mais importante da fórmula.

   Hoje o pó de osso é muito usado também na formulação de ração para animais não ruminantes. O outro uso do pó de osso é como fertilizante fosforado. É portanto um fertilizante mineral extraído de uma matriz orgânica. Um órgano- mineral contendo N, P, Ca, Mg e Fl.

Na agricultura biodinâmica o pó de osso não é aplicado diretamente no solo. Ele recebe primeiro um tratamento térmico em auto-clave para expurgar eventuais patógenos e tornar-se quebradiço, facilitando a moagem. 

   O pó de osso é então adicionado à pilha de composto e submetido à ação dos organismos e dos preparados biodinâmicos, os biocatalisadores que , enzimaticamente, direcionam os processos de decomposição aeróbica da matéria orgânica.

   Um dos preparados catalisadores, o 507, o extrato de flor de valeriana, trabalha especificamente o que se chama substância fósforo. O produto final conterá portanto um componente fósforo diferenciado, capaz de atuar efetivamente como integrante da molécula de ATP, um catalisador bioenergético importantíssimo no metabolismo celular. Ademais o phos phoros, o portador de luz, assim processado, atuará adequadamente no metabolismo cerebral.

   A compostagem biodinâmica, enriquecida dos preparados, produzirá um húmus de qualidade superior, com alto poder fertilizante e condicionante do solo.Essa técnica de compostagem está disponível em nosso curso online " Biodinâmica--uma visão", em parceria com o Projeto Pílula Verde.

   Em breve estaremos lançando no mercado o adubo biodinâmico obtido a partir de resíduos orgânicos e minerais de origem municipal e industrial. 


                                                           AGUARDEM!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

ADMINISTRAÇÂO