A ABIO

Em 1985 fundamos em Nova Friburgo,RJ, a Associação dos Produtores Biológicos do Estado do Rio, da qual eu tive a honra de ser o primeiro vice-presidente. Foi um sucesso. Que eu saiba essa foi a  primeira associação de produtores orgânicos e a primeira a montar uma feira livre orgânica numa rua lateral, no centro da cidade.

Éramos vários produtores, cada um na sua banca.

Minha melhor freguesa era uma senhora, esposa de um médico, sempre a primeira a chegar, bem cedo de manhã.

Escolhia os melhores produtos e ia embora. Elogiava sobretudo as cenouras. Até me perguntava qual era o segredo.

Por um período eu produzia também tomate. Aquela melhor freguesa chegava cedinho, escolhia os melhores, depois chegava a segunda melhor. Havia para todos. No final da safra a oferta diminuiu. No último dia de tomate a melhor atrasou-se alguns segundos.A segunda chegou primeiro e arrematou tudo. A primeira melhor chegou em segundo e, indignada, iniciou uma acalorada discussão com a segunda, disputando seus direitosNa condição de a melhor, embora em segundo, exigiu veementemente, que a segunda dividisse a sua compra com ela, imediatamente, antes que outras chegassem reivindicando seu tanto.

Acabou tudo em paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

Homenagem aos soldados-pracinhas de Salesópolis que lutaram e derrotaram a 130* Divisão de Blindados Alemães na 2* Guerra Mundial, Itália,1945.