SACAROSE

Em outros tempos eu não dava nenhuma atenção à questão da nutrição. Gabava-me de ser livre para comer de tudo, era um bom onívoro. Pagava um preço alto pelos meus hábitos. Só mais tarde, estudando a antroposofia e a biodinâmica, acordei para essa realidade. Tornei-me vegetariano e ingressei na VEGECOOP, como  membro associado, e depois como diretor. A macrobiótica também me ensinou muito. O grande marco em minha conversão foi o providencial contato com o jornalista William Dufty e sua esposa Gloria Swanson, aliás duas personagens importantíssimas. Ele era um jornalista famoso, mas ia muito mal de saúde, diziam em fase terminal. Foi aí que ele conheceu Gloria Swanson, hoje meio esquecida, porém a grande artista do antigo cinema hollywoodiano, em seus primórdios. Foi a estrela do filme Crepúsculo dos Deuses, uma jóia rara para os cinéfilos. E Gloria Swanson veio a ser a garota, ou a mulher propaganda dos novos hábitos saudáveis. Praticava Yoga  e aparecia nos livros ilustrando as variadas asanas para os leitores. Inclusive para mim.  A grande virada para William Dufty foi o encontro com Gloria Swanson. Casou-se com ela e logo assimilou suas orientações. Foi se recuperando gradativamente e aliou-se a ela na campanha pela conversão  alimentar e pela abolição do açúcar. Do açúcar branco, empobrecido de todos os nutrientes da cana, esbranquiçado, reduzido a um sub-produto refinado, a sacarose pura, o C12H22O11. Como bom escritor que era William Dufty publicou um livro entitulado SUGAR BLUES,  em estilo jornalístico, um sucesso estrondoso, um bestseller, com Gloria Swanson ao seu lado. O livro foi traduzido para o português. O casal veio ao Brasil participar do lançamento. Eu, como diretor da VEGECOOP, em companhia do meu gerente, o Josias, fomos ao Copacabana Palace, sem avisar, tentar falar com os dois, numa brecha de suas agendas. E conseguimos. Foi um diálogo edificante. Aliás um diálogo a quatro, um tetrálogo. E fui agraciado com um exemplar do SUGAR BLUES, original, com dedicatória e tudo. Saí da  conversa transformado. Li o livro e nunca mais fui o mesmo. Aboli o açúcar branco, e quase totalmente o açúcar moreno.Optei pelo mel. E hoje eu fico me perguntando: será que foi porisso que eu cheguei aos 80? E não esclerosei?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

Homenagem aos soldados-pracinhas de Salesópolis que lutaram e derrotaram a 130* Divisão de Blindados Alemães na 2* Guerra Mundial, Itália,1945.