CLAUDIO ARRAU

       Claudio Arrau foi um dos maiores pianistas do século XX.

       Nasceu no Chile em 1903. Desde cedo revelou sua vocação para o piano. Com 5 anos de idade fez sua primeira apresentação em público, despertando grande admiração.

       Aos 8 anos foi contemplado com uma bolsa  do governo chileno para prosseguir seus estudos em Berlim, com o famoso Professor Krause.  Fixou-se nessa cidade, desfrutando da intensa vida cultural na capital berlinense. Distinguiu-se logo como grande pianista.

       Uma de suas características era  a fidelidade ao compositor. Sem inventar filigranas desnecessárias, tocava como constava na partitura. Era um legítimo representante da Escola  Alemã.

       Em sua longa vida realizou tournées pelo mundo inteiro, encantando a todos com sua arte.

       Eu próprio tive o privilégio  de assistir a vários de seus concertos, na Sala Cecília Meireles e no Teatro Municipal, no Rio.

       Em 1970 o mundo artístico do Rio celebrou o 2° centenário de nascimento de Beethoven. Claudio Arrau foi o convidado. Esbanjou a sua arte apresentando os 5 concertos  e as 32 sonatas para piano. Tamanha era sua abrangência.

       Voltou outras vezes ao Rio para se aperesentar como solista.

       A afluência de público era excepcional.

       Numa de suas apresentações o público simplesmente lotou a Sala. E muitos espectadores ficaram de fora. Não podiam entrar.

       A direção da Sala encontrou uma solução: providenciou cadeiras extras no palco. Eu próprio fui um beneficiado. Misturei-me à multidão e ganhei um assento a poucos metros do piano. Podia ver os martelos batendo nas cordas. Depois do concerto fui aos bastidores ouvir a conversa.

       Mais tarde, em 1980, fui morar no Sítio Bonsucesso, na região serrana de Nova Friburgo, a 1100 m de altitude.

       Não frequentei mais os concertos. Mas tinha um radinho de pilha que me passava informações.

       Em 1991, enquanto descansava da lide diária na lavoura, de repente ouvi a notícia urgente: o falecimento de Claudio Arrau, aos 88 anos de idade.

       Calaram-se aquelas mãos

       Fica aqui minha modesta homenagem a esse grande artista, que continua empolgando gerações, com seu talento e simplicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A base da agricultura biodinâmica

Solstício e Equinócio

ADMINISTRAÇÂO